segunda-feira, 13 de julho de 2009

Cultura da Lógica

Sem a Lógica, toda e qualquer inteligência será sempre estreita, não importando quão amplos sejam os horizontes almejados.

É o raciocínio limpo e puro que nos faz brilhar perante aos demais mamíferos do planeta. Que sejamos avessos à ele é algo que jamais, em tempo algum, vou deixar de lamentar profundamente.

Meus filhos, como quaisquer crianças (ou pré-adolescentes, já que os conceitos se "modernizam" tanto) questionam sempre o segundo mágico que lhes peço antes de abrirem a boca.

O segundo mágico é uma ferramenta que nos salva de situações terríveis. É simples: antes de abrir a boca para dizer qualquer coisa, basta parar por um segundo e refletir onde residirá a lógica do argumento a ser apresentado.

Normalmente, após o segundo mágico cada um de nós saberá se proferiu um axioma do intelecto ou uma bobagem monumental. Igualmente é possível intuir que ambos estão nos extremos da escala: poucos irão compreender, e portanto as chances de questionamento diminuem estrondosamente, entre pares tão desprovidos do prazer de pensar.

Mas a antítese é, igualmente, verdadeira: muitos irão permanecer no limbo da ignorância, no cinzento mundo da alienação, na tenebrosa companhia do nada. E alguns dos que questionarem nossas bobagens monumentais irão destruir nossa capacidade de reinventar o pensamento, quando fizermos algo de útil neste sentido.

Porque o pensamento, ao contrário da roda, vive de ser reinventado. Suas duas direções é que não mudam. Ou estará apontando para avante ou para a ré, sempre.

Tento ao máximo apontar o meu pensamento para a frente dos meus dias e de minhas capacidades. Igualmente tento fazer com que muitos outros busquem a mesma medida. Olhar para trás só nos sujeita a observar um acerto vencido ou um erro inapagável.

Geralmente, isso significa a morte da esperança. E precisamos acreditar na vida, sempre.

Longe da mediocridade, o avanço e o retrocesso são variáveis inconstantes. Mas dentro dela não há avanços, o que já me diz onde devo utilizar minha energia. A mediocridade não é má, mas não é boa o suficiente.

Agenda oculta? Se você vai escolher um sábio para seguir, certifique-se que ele possui um horizonte mais amplo que o seu, e esteja disposto a compartilhá-lo verdadeiramente. Tudo o mais significará emburrecimento coletivo.

Nenhum comentário: