quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sua segurança

Não recomendo o acesso bancário por Internet, mas há pessoas e empresas que dependem dele. Assim, nada mais natural que ajudar aos dependentes deste serviço.

Quando for fazer uso de serviços bancários pela internet, siga as 5 dicas abaixo para verificar a autenticidade e boas intenções do site, melhorando a sua segurança de navegação:

1 - Minimize a página.
Se o teclado virtual for minimizado também, está correto.
Se ele permanecer na tela sem minimizar, provavelmente é falso. Não tecle nada e não realize operação bancária alguma até ter acessado o site correto, de preferência digitando completamente o nome do site na barra do navegador e evitando os links Favoritos.

2 - Sempre que for digitar sua senha de acesso pela PRIMEIRA VEZ, digite uma senha ERRADA. Se aparecer a mensagem de erro está tudo bem. O banco tem sistemas de checagem que estão ali para saber se a senha está ou não correta, mesmo.

Se não surgir nenhuma mensagem de erro, mas você também não é redirecionado para a página seguinte e correta, parabéns! Um pirata de Internet terá acabado de coletar uma senha falsa do seu computador, que nunca poderá acessar corretamente sua conta bancária. Ria dele e busque o site correto.

Certifique-se de usar uma senha falsa que você nunca pensaria em utilizar normalmente. Sugiro: "0171" para quatro dígitos, "vadio" para cinco dígitos, "gatuno" para seis dígitos e por aí vai. Você pegou o espírito da coisa, não é?

3 - Verifique se o site é de segurança: se possui o famoso cadeado na parte inferior direita do navegador de Internet ou se o endereço lá em cima começa com https, no lugar de http, ou se ambos os indicadores de segurança estão presentes. Clique no cadeado duas vezes e você obterá dados do certificado de segurança, se o site for realmente do seu banco. Se for um site pirata, nada acontecerá. Fuja!

4 - Mesmo que você tenha certeza da honestidade do site, se o sistema de digitação do seu banco não utiliza teclado virtual (você clica na tela e não nas teclas do seu computador), recomendo que você abra mão de acessar sua conta pela Internet ou que você troque de banco. A captura de senhas por software ou por meios físicos ainda representará perigo para seu dinheiro.

5 - Compre um bom antivírus. JAMAIS, EM TEMPO ALGUM, confie em antivirus pirateado ou gratuito. Sério, não vale a pena.

Seguindo estas dicas, é quase impossível que sua conta bancária sofra algum tipo de golpe ou ataque pela Internet. Um abraço!

Um comentário:

Manthis disse...

Apenas complementando, os cadeados podem ainda ser burlados. Sempre verifique se o cadeado traz a assinatura e o CNPJ do Banco. Algumas vezes o pirata forja um cadeado, colocando alguns dados, e é bom conferir o CNPJ do Banco. Outra dica é jamais acredite nos e-mails solicitando o cadastramento de nova senha ou "atualizações de segurança" fornecidos por seu "banco" ou outro site que você use. Estes sites em sua maioria nunca instalam aplicativos em seu computador.
Ótimas dicas, sempre é bom relembrar isto.
Abraços!