quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Audiência sobre Saúde Pública

Hoje, as três da tarde, na Câmara Municipal. Oportunidade para se inteirar das realidades do setor. Eu vou e espero que muitos possam comparecer também, porque o tema é crucial para a sociedade organizada.

Um comentário:

Manthis disse...

Estou trabalhando e a noite tenho que lecionar no CESE. Uma pena, já que é uma oportunidade para questionar não apenas o Hospital Margarida, mas todos os vereadores sobre estes processos.
Mas se tiver oportunidade de manifestar, gostaria que questionasse:
a) A cobertura efetiva do programa de saúde da Família (PSF) em monlevade (por cobertura efetiva entende-se o número de lares ou famílias atendidas pelo programa).
b) Os valores repassados pelo SUS
c) Por que os postos de saúde de João Monlevade não são informatizados corretamente?
d) Os riscos de subnotificações. Explico: Quando um paciente apresenta sintomas de determinada patologia (doença), os médicos não tem solicitado exames clínicos para descartar a possibilidade, e deixando de notificar os casos, notificando somente após a piora do quadro inicial. Exemplo: gripe suina.
e) Por que a prefeitura ainda tem que deslocar pacientes, a um custo elevado, para algumas especialidades que tem cobertura em nossa cidade? (nefrologia é um exemplo)
f) Por que o conselho municipal de saúde é tão inativo?
Espero que seja bom o debate, e que ele não se perca no vazio da paparicação de representantes x ou y da sociedade.
Um abraço, e vamos subindo a montanha.
PS1: Agora vai o blog! Estou saindo de férias no dia 21, e vou finalizar a migração.
PS2: Que dia vamos tomar uma cerveja?