terça-feira, 24 de novembro de 2009

O PT já cassou Gustavo Prandini

Tenho que considerar como sérias as afirmações do Presidente que sai (Wilson Romualdo) e da Presidente que chega (Dulcinéia Caldeira), representando o PT local e veiculadas hoje no Jornal Bom Dia. Porque, como brincadeira, soaram muito deselegantes. Sendo sérias, foram inoportunas.

Falar em conquistar a Prefeitura em 2012 é extremamente natural para qualquer partido político que tenha nomes. Falar em disputa eleitoral para 2012, em 2009, é perder uma ótima oportunidade de ficar calado, ao invés de estar trabalhando arduamente para viabilizar um nome e uma potencialidade eleitoral factível para... 2012.

Não há animosidade nesta análise. Nem poderia haver, gosto do Partido dos Trabalhadores e de sua história e construção. O PT é um dos fundamentos de campanha que levaram o nome de Gustavo para o campo da porosidade eleitoral - a capacidade de um nome permear-se em camadas sociais que, do contrário, seriam indiferentes - e tem-se revelado como um parceiro que agrega valores ao atual governo.

Mas há um estranhamento. As cúpulas partidárias sabem, por experiência e maturação, que este não seria o momento de adiantar uma disputa tão longínqua. Um trabalho grandioso ainda está por ser sedimentado, consolidado e depurado pela sociedade monlevadense. Logo, permitir brechas para que a oposição "caia matando" na coesão de jornada é de uma infantilidade atroz.

O PT tem por tradição a diversidade e o respeito às diferenças. Mas também possui a tradição de funcionar como partido político, ao invés de rejunte de interesses individuais. Pelo menos tinha este perfil, na minha época.

Talvez tenha mudado muito eu mesmo. Talvez tenha mudado muito o PT. Não no interesse pela disputa, saudável e democrático. Mas por não lembrar que a hora, agora, é outra.

Assim, mais uma vez, tenho que lembrar que fazer oposição a Gustavo Prandini é tarefa das mais simplórias. Aliados estão fazendo o trabalho de opositores ainda mais fácil.

Tantas são as pessoas sérias dentro do Partido dos Trabalhadores, dentre elas o próprio Wilson e a própria Dulcinéia, que eu prefiro acreditar numa infeliz coincidência de declarações infelizes. Ou reação a um "status quo" que não havia no ano passado (e isto deveria ser motivo para um restart geral).

Se não for por um dos dois fatores, é agradecer pela sinceridade de colocar em público este projeto pararelo, que eu espero tenha sido discutido, igualmente, com o Prefeito.

E aguardar amanhã, quando a oposição vai estar dando gargalhadas e realizando um verdadeiro carnaval de pressão psicológica. Sério, Gustavo não precisava de mais esta. O PT não precisava de mais esta. A cidade não merecia mais esta.

Agora é recolher cacos e recomeçar, se for o caso. Seja lá o que estivesse em gestação conjunta, morreu no útero. Não que eu seja analista profissional, mas estou prevendo uma via pavimentada onde PV, PT e PMDB podem derrapar com vontade no caminho para a campanha de 2012. Que só deveria começar - afirmo - em 2012. Coisas de aprendiz, onde humildemente me incluo.

Mesmo que haja uma explicação plausível para os dircursos. questiono mesmo é o momento em que foram pronunciados. Torcendo para que haja uma boa explicação, e plausível.

Ontem uns, hoje outros: No xadrez, peões vão na frente. Os jogadores experientes sabem porquê.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimo Célio, não creio que as falas da Dulce e do Wilson tenham sido motivadas pela disputa para 2012. Agora, é natural que o PT tenha suas pretensões. O PT nunca foi de ficar em cima do muro, mas trairagem não faz parte da história deste partido em Monlevade.

Como vc mesmo disse o jogo já começou e quem iniciou isso foi o coordenador de campanha do Prandini, qdo se filiou ao PMDB. Dando um sinal claro com quem pretende estar caso o Prandini seja cassado. E sabe ´porque o Emerson foi pro colo do Machadão? porque lá corre dinheiro e nada mais. Ele sabe que no PT não terá recursos fartos para pagar o trabalho do "especialista" muito experiente em marketing político.
Pra mim o movimento do Emerson nos deixa duas hipóteses: 1)Gustavo será cassado e ele já está tentando se garantir, seja na Câmara como assessor da Dorinha (caso a cassação ocorra ainda neste mandato); ou 2)Prandini fica inelegível e o mercenário, quero dizer, o marquetêro, vai costurar a dobradinha PMDB-PV. Ele não quer o PT, pois dá trabalho. Tem que debater as ideias e se tem uma coisa que esse cara não dá conta é discutir democraticamente.
Só sei de uma coisa: quem ganha com isso tudo é só Mauri e Moreira. Dividos não somos nada. A oposição é muito forte. Se não estivéssem dividos no pleito passado ganhariam com mais de 10 mil votos na frente da candidatura de centro-esquerda. Foram 25 mil votos, somados Railton e Winter, contra 15mil do PV-PT.
O que o PT quer é um sinal mais claro sobre as reais intensões deste governo, pois quem tem demonstrado querer outros caminhos não é o PT, que diga-se de passagem, quando o Prandini foi cassado, foi às ruas e mostrou que está com Gustavo. Lá na porta da prefeitura estavam o Laércio, Luiz Cláudio, Contrapino e dezenas de outros militantes importantes, inclusive eu, que não tenho morrido de amores por este governo. Não vi por lá o Marcio Passos, o ex-assessorzinho de Comunicação, a apadrinhada de Mauri lá da saúde (Gisele), a forasteira secretaria de trabalho social, o ex-vereador Luiz do Açougue, Machadão (de quem o Emerson não larga mais o saco) entre outros.
Diante disso tudo o que vc espera que o PT faça? Fique assistindo o sr. Emerson Duarte puxar o nosso tapete na nossa cara? Como vc mesmo disse, temos história nesta cidade. Não somos e nunca ficaremos em cima do muro.
E por último peço-lhe pra levantar no governo quem é que está abrindo as portas do Prandini em Brasília. Procure saber de valores, que deputados apresentaram emendas. Vou adiantar uma parte: 90% dos recursos e projetos foram conquistados graças ao PT e não a pilantra verde lá de Conceição do Mato Dentro e muito menos do Agostinho Patrus.

PT Saudações

Anônimo disse...

Célio, ontem a noite vi a enquete do blog do Thiago sobre a tinta azul no meio-fio, a grande maioria achando bom ou muito bom. Faltando 9 dias para votar ainda, ele tira a enquete. Estranho não? Acho que ele só queria a resposta desfavorável, é de se lamentar. Abraço!