quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O Thiago nosso de cada dia

ATENÇÃO!!! NÃO HAVERÁ IRONIA OU HUMOR NESTA POSTAGEM, APENAS FATOS CONCRETOS.

Thiago Gonçalves não se incomoda com a pauta que me fornece. Faz muito bem, porque ele é mais importante que eu na sociedade organizada de João Monlevade. E tanto é que meu espaço, este humilde blog que vos salta aos olhos, gera volume de visitas muito maior a cada vez que o nome dele aparece em um título de post.

Não é à toa que o nome dele está no título deste post. Uma das maiores artimanhas da vida está em reconhecer uma certa pequeneza de caráter, pois isto solidariza seus semelhantes.

Minha pequeneza de caráter, neste caso, reside em aproveitar os muitos escorregões éticos, as muitas falácias, os muitos tropeços de Thiago Gonçalves, para gerar minha própria audiência. Porque eu represento alguma coisa na sociedade desorganizada de João Monlevade, ué!!!

É assim que funciona. Se não posso aproveitar o banquete, fico com os restos de miolo de pão. O importante é comer...

E não sou sujo nesta tática. Não forço os erros para depois cair em cima com o machado. Só não deixo de aproveitar o momento propício, quando preciso de uma vítima para machadadas. Tenho algo a ganhar com isso.

Explico: não reagindo, Thiago acertadamente me mantém diminuto e desprezível aos olhos dos muitos leitores que possui. Mas me dá liberdade para descer o machado o tempo inteiro, sem contestações. Acabo entrando numa luta onde só tenho que bater e não preciso me preocupar com o revide.

Se reagir às minhas provocações, Thiago acabará por me validar como argumentador. Vai me colocar no mesmo "ringue", vamos assim dizer. Assumirá que existo, ainda que contra a própria vontade dele.

E, existindo para ele, eu passaria a existir para os seus eventuais leitores. E para muitos outros. Mais uma boca para dividir o bolo, que obviamente culminaria em menos alimento para todos.

Muito cru? Mas é assim que o Agenda funciona. Sempre foi. Posso não afirmar tudo que preciso, mas tudo que afirmo é sempre muito direto e cru. Os eventuais e mirradinhos leitores merecem sinceridade de princípios.

O povo, sempre o povo, merece sinceridade de princípios. Ainda que "povo", na visão distorcida de Thiago, signifique aquela massa de manobras que serve para tudo um pouco. Tipo um povo Severino, o verificador de crachás do Zorra Total (ainda existe?)

Para mim, povo é o que sou. Meu trabalho me leva ao povo, quando ele está sofrendo. Não trago o povo até mim. Vou a ele. Se não é da forma que eu gostaria, é da forma mais humana possível. Sincera, direta, crua. Como o Agenda...

Viram como é simples desmitificar algumas coisas? E o fim do mito é, acertadamente, o começo do humano. Daí que eu já critiquei Marcelo Melo. Márcio Passos e Thiago Gonçalves, Breno Botelho, os finados Bigornas e mais um anônimo que nem me lembro em que sítio virtual se localizava.

Só Marcelo Melo, Breno Botelho e os Bigornas jamais censuraram comentários meus.

Talvez porque não esteja sobre algum altar com incenso, talvez porque seja tão bobo quanto eu mesmo, Melo não faz marketing implícito. Como eu, simplesmente fala. Como eu, tem horas em que erra feio. Em contraponto acerta muito, enquanto Thiago tem horas(cada vez mais esparsas) que acerta bonito, mas erra muito e erra feio em tempo quase integral.

Nós dois (Marcelo Melo e eu) temos cara de povão, mesmo. O que nos distingue é que ele tem ainda mais coragem do que eu tenho, e aí o mérito é da bagagem que ele acumulou na caminhada.

Se é para não me ler, leiam ao Marcelo Melo. Hombridade não tem preço.

O fundamento maior deste post é deixar claro que há um mundo por aí. Maior do que a tradução que posso fazer dele. Meu mérito consiste em admitir isso, enquanto Thiago faz parte do time que se recusa a assumir suas fragilidades humanas. Ele deve possuir os seus motivos.

Vou continuar me pautando pelo Thiago. Vale a pena, nem que seja para rapar um pouquinho daquela enorme audiência.

Um dia eu fico livre para ter leitores só meus(Oh, Glória!!!) e passo a bater por amor à covardia, mesmo. Thiago deve ser um estóico(indiferente aos males físicos e morais a ele causados, numa redução quase criminosa do preceito filosófico, da minha parte).

Ah, e se puderem espalhar por aí que o Agenda é bom, o Agenda é legal, O Drops cura celulite e unha encravada, o Drops traz de volta o amor e o pet perdido em três dias, o Drops e o Agenda são eficazes contra a calvície e o excesso de gases, entre mil e outras utilidades, eu agradeço.

Se puderem pedir a todos os amigos e parentes a colocar o Blog como página inicial de seus navegadores de internet, eu agradeço de joelhos.

E se conseguirem manter estes parentes e amigos depois disso tudo, é milagre mesmo. Sou capaz de pagar o churrasco.

Nenhum comentário: