sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pérolas do Max - Simplificar problemas

Max Gehringer é consultor de ambientes profissionais.

"Trabalho em equipe não significa que todos tem de saber fazer tudo e participar de todos os processos igualmente. É reconhecer que uns são mais capazes do que outros para determinadas tarefas. E que, com respeito e confiança entre todos, é possível chegar a excelentes resultados como equipe."

Uma primeira leitura deste enunciado pode levar a conclusões desastrosas, que não estavam na mente do Max quando escreveu. É só comunicação suja, mas dá para limpar e clarear. Vejamos:

Uns são mais capazes que outros. Ponto. Mas a chave é que não existe quem saiba fazer de tudo. Aquele que mete o nariz em todos os setores costuma fazer com que todos os setores trabalhem abaixo do esperado.

Vem daí o pouco resultado de algumas equipes que, em tese e pelos nomes e competências envolvidas, tinham tudo para funcionar e bem. É o efeito Maradona: aquele sujeito que dá pitaco, mas só acha que sabe, joga um grande trabalho profissional por terra.

Como ele, formalmente, não faz parte do grupo principal, podendo retornar a seu setor depois que a merda está feita (geralmente é superior hierárquico daquela equipe), o resultado será criticado posteriormente e de forma severa. Adivinhe por quem?

Isso mesmo. Por todos, inclusive o responsável indireto pela merda toda.

Respeito e confiança entre todos. Segundo ponto. Sem a confiança dos superiores, nenhuma equipe se esforça em buscar novas respostas para problemas antigos. Para que, se o superior vai meter a colher de pau na receita e buscar a resposta já antiga que ele possui?

Tomemos o cuidado de analisar que problemas antigos são problemas não resolvidos. Assim, as respostas velhas não solucionaram, só adiaram os problemas. Neste universo, só respostas novas poderão encontrar uma eventual solução. Isso sem esbarrar na reinvenção da roda, que é inútil.

Mas como uma equipe pode buscar respostas novas, sem a confiança dos superiores? Este nó costuma engessar muitas gestões que, de outra forma, gastariam sua energia em outros pontos críticos onde ela seria, efetivamente, necessária.

Simplificar significa confiar. Nenhuma equipe de trabalho se mantém pelo acaso, ainda que possa ser formada desta maneira. Nenhum líder genuíno desmonta uma equipe, sem ter-lhe dado uma chance real de mostrar seus valores.

Nenhum líder genuíno decide tudo sozinho. Somos mortais e falíveis. Todos nós. Após nossa passagem, as instituições devem permanecer intactas. Ou teremos sido apenas vândalos, onde sociedades precisavam de construtores.

Agenda Oculta? Cobre da equipe o que for de responsabilidade dela, mas desconfie muito de resultados que não surgem, mesmo com uma boa equipe montada e devidamente equipada. Provavelmente há um Maradona dando palpites demais no ambiente em volta.

Nenhum comentário: