terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Receita para Provar o Drops

Desde que imaginei o sabor e a substância original deste espaço, lutei com desespero para que a sanidade (em seu sentido completo) fosse a mola mestra do que me propunha oferecer.

Sanidade é fundamental. Guimarães Rosa vai me perdoar pelo atrevimento de variar uma de suas máximas: qualquer tantinho de saúde já é amor. Como eu trato da sanidade em sentido restrito, ou seja, da sobriedade e clareza de raciocínio, este espaço é pouco frequentado em números.

A compensação vem na qualidade do público. Ainda não houve uma única participação do público que não me fez crescer, em sanidade e em aprendizado. Aprendo com meus leitores mais que toda a minha vida de reflexão pôde me dar. Ideias são moedas de troca, não fazem sentido quando enjauladas num bolso.

À parte outros elementos, a sanidade debatida aqui no Drops/Agenda vem do ceticismo. Mais uma vez, informo: seja cético. Não do ponto de vista de duvidar das coisas, mas de duvidar das intenções. Tudo possui uma Agenda Oculta. Até mesmo sua vida, ou seria difícil aceitar que você vive para morrer. Um cético duvida desta única finalidade na vida. Um crédulo espera o caixão, para daqui a poucos ou muitos anos. O que fará no intervalo destes anos não conta.

Duvide de mim e duvide de tudo. Mas faça a segunda parte: confronte tudo com sua própria experimentação, e deste ponto em diante você será capaz de destilar a essência do perfume de sua vida. Porque as Agendas Ocultas não são invisíveis, estão apenas encobertas sob um propósito maior.

Descubra os propósitos e você desvendará as pessoas. Porque somos apenas pessoas, no final das contas. Mesmo o maior dos meditadores budistas tem disenteria, de vez em quando. É humano.

Despreze o valor de um pensamento unitário. Hitler foi um exemplo inesquecível para sabermos como isso funciona. Busque outras ideias, outras visões, filtre as disputas para definir seu espaço entre elas - ou seu lado - todos temos um exército com que nos alinhar. Esta não é uma afirmação definitiva, já que a humanidade pode evoluir. Só que nós vivemos aqui e agora, tentando construir um amanhã. Aqui e agora, somos guerreiros.

E uma das diferenças entre um guerreiro genuíno e um idiota genuíno é que somente um deles, o idiota, corre riscos desnecessários. O maior deles é acreditar que outra pessoa vai viver sua vida, com o mesmo grau de responsabilidade que você.

Duvide de mim. Duvide de si mesmo, de vez em quando. Desconfie de tudo que foge da lógica mais simples. Exemplo: eu fumo. Logo, sou idiota. Mas minha idiotice se resume ao ato de fumar, neste exemplo. Assim, duvide que eu não seja um idiota em relação à minha saúde.

A agenda oculta deve te dizer que, se sou idiota em relação à minha saúde, devo ser idiota em alguma outra esfera da minha vida. Vou economixar o seu trabalho de pesquisa: sim, sou muito idiota em outros aspectos da minha vida. Mas não todos. Para ter certeza de que não sou um idiota completo, só o seu ceticismo e sua procura, além do confronto de minhas ações com outras ideias e outras ações, vai impedir que você me defina como um idiota completo. Agradeço se você tentar... Mas não abandone o ceticismo.

Ele é que vai impedir, por exemplo, que você se trate com um médico obeso, fumante, alcóolico e sedentário, se este médico estiver te recomendando hábitos saudáveis para sua vida. O confronto é que ele pode ser um ótimo profissional, se estiver apenas tentando tratar o seu problema como cientista, não como um exemplo a ser seguido. Percebeu a diferença sutil entre as coisas?

Experimente a sanidade. Pode ser que você nunca mais tenha vontade de acreditar em tudo, mas veja o lado bom: deixará de acreditar em bobagens monumentais. Seus descendentes agradecerão por isso.

Agenda Oculta? Somos feitos de dúvida. Ela nos movimenta, enquanto a certeza congela nosso espírito. A certeza funciona para quem nunca errou nesta vida. Levante a mão alguém aí, que nunca tenha errado, porque eu não posso.



Nenhum comentário: