segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A Monlevade que avança - AMEC


Uma escola de sucesso estrondoso em seus resultados, a AMEC é muito especial na minha vida. Desde 2004, colaboro com trabalhos voluntários na Instituição, e posso garantir que não há outra escola que sequer se pareça com o modelo de gestão dela.

Em primeiro lugar, a AMEC não tem um dono. Não é uma escola particular comum, onde todo fim de ano o lucro vai para o proprietário. Os donos temporários da AMEC são os pais de alunos, durante o tempo em que seus filhos estudarem lá.

A escola chama o próprio modelo de cooperativo, mas não é. Não se compra uma cota de educação, não se recebe um bônus quando o filho se forma e precisa avançar nos estudos. Eu chamaria o modelo de colaborativo. Plantamos carvalho agora para que outras gerações possam aproveitar sua sombra.

O patrimônio da associação não tem dono. O estatuto da escola prevê que (toc,toc,toc - vamos bater na madeira), se a mesma encerrar seu ciclo de vida em João Monlevade, todo o patrimônio será doado a Instituições Filantrópicas do município.

A construção e a estruturação da escola fazem uma história muito bonita de ser conhecida. Eu mesmo não domino todo o passado, mas os profissionais de lá tem muito orgulho em contar para quem se interessa. Dêem uma passadinha, tomem um café, batam, um papo com a galerinha de lá... Nada que seja tão bonito e tão nobre pode ficar esquecido.

ALERTA!!! O TÓPICO NÃO É PARA CAPTAR ALUNOS. SIMPLESMENTE É PARA COMEÇAR UMA LINHA DE TÓPICOS DA MONLEVADE QUE DÁ CERTO. ADEMAIS A ESCOLA ESTÁ LOTADA E PROVAVELMENTE NÃO TEM VAGAS, INFELIZMENTE.

Meus dois filhos estudaram lá, em épocas distintas. Quem os conhece já teve uma pequena amostra do que eu estou falando, quando penso em educação de ponta. Não penso que "gastei" um único centavo em educação para os dois. Fiz investimentos, que já se valorizaram em mais de 1000%.

O modelo é digno de nota, de orgulho verdadeiro e de sensação de esperança para mim. Se Monlevade puder "fabricar" outras AMEC´S, em outros campos de atuação, dará um salto de qualidade maravilhoso, em direção ao futuro.

Fica o abraço carinhoso para todos os amequistas. Em Março termina o meu "estágio" neste ambiente de magia que é a Educação, e já estou com aquele nó na garganta. Aquele da saudade e da amizade verdadeiras.

Se eu vier a ter netinhos, quem sabe?

Nenhum comentário: