segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ligação bacana


Recebi hoje de manhã de Wilson Bastieri, uma ligação cumprimentando-me pelo conteúdo do Drops em geral e mais especificamente pelo tópico "DAE - Números de um desmonte acontecido". Bastieri é leitor declarado do Drops desde seu lançamento, e isso muito me orgulha, claro.

No bate-papo que se seguiu, acabamos por conversar também sobre outros assuntos. Comentei com ele sobre a importância dos números e da cooperação entre os diversos setores da Prefeitura. José Henriques Jr. (Blog Ugly Dark Side, ali do lado) é um dos mais entusiastas deste binômio. Eu também. Seja para o elogio ou para a crítica, os números que podem ser auditados são uma ferramenta poderosa.

Números não dão margem à chutadministração, ciência largamente utilizada em João Monlevade e no Brasil, para se opinar sobre qualquer coisa. Assim, qualquer setor público que abrace a causa dos bancos de dados, fatos geradores, vigilância atuarial e tratamento geral de informação viram ilhas de excelência. Basta ter um pouquinho mais de força de vontade e determinação, pessoal...

Tenho certeza absoluta de que se qualquer dos setores públicos, hoje criticados sem nenhum fundamento teórico, fizesse o seu gerenciamento de dados, a sociedade não estaria tão mal informada.

É fundamental produzir informação de qualidade. Exigir da imprensa a busca destas informações é forçar um pouco a barra. Estamos no interior de Minas Gerais e daqui não vai surgir um Washington Post, Corriere dela Serra, Le Monde, etc...

Produzir boa notícia é mais difícil que produzir má notícia. Todos sabemos disso. Como o sucesso, a boa notícia requer esforço pesado para ser produzida. Como o fracasso, a má notícia só precisa de uma dose de preguiça e de desmazelo para acontecer.

Agenda Oculta? Eu me recuso a acreditar que nascemos para o fracasso. Nascemos é para o trabalho pesado, de onde podem vir os sucessos e as notícias boas.


Nenhum comentário: