Aqui, eu "Inventei" a figura do chupa-cargos, o primo distante do chupa-cabras. Ele aparece na última linha do post.
O chupa-cabras pertence ao imaginário latino. Pelo que eu sei, ele causa uma devastação por onde passa. Causa prejuízo financeiro, insegurança, medo nas criancinhas e o escambau.
Como o chupa-cargos é uma criação do meu imaginário, eu vou traduzir para vocês o que o danado causa: prejuízo financeiro, prejuízo moral, prejuízo ético, prejuízo social e - quer saber? - prejuízo pro escambau. Causa todos os tipos existentes de prejuízo na face da Terra.
O habitat natural do chupa-cargos é o Poder Público. Inteligente, o capetinha não mata suas vítimas. Espera só a chance de se pendurar numa teta de onde jorre dinheiro público e... ta-rããã! Dali só sai a poder de macumba, exorcismo bravo ou troca de comando. É sua natureza, não dá para impedí-lo de buscar uma mamata.
Pena que também não dá para mandá-lo aos museus de zoologia. No máximo, pode-se mandá-lo para casa, onde vai aporrinhar a família por todo o tempo que permanecer por lá.
Pior cenário não poderia haver: como sempre há pessoas de bem trabalhando no setor público, estas pessoas ficam desmotivadas quando um chupa-cargos se instala ao lado. Às vezes, até acima delas na hierarquia administrativa. Porque o sem vergonha tem mais um defeito: não é muito chegado a trabalhar com as mãos e com a cabeça, só com a garganta.
O que um administrador eficiente pode fazer? Envenenar o leite, claro!!! Graças à moderna tecnologia, há venenos que só agem no sistema digestivo do chupa-cargos, e são inofensivos para o funcionário honesto com a sociedade e leal com seu comandante.
A cobrança de resultados e compromissos costuma não falhar. A de atitudes e de gratidão, também não falha. O chupa-cargos não suporta estes venenos.
Então, mãos à obra, Prefeito! Se o senhor puder reduzir o número destas bestas em pelo menos 50% (e não importa de que cores partidárias os mesmos se vistam) a cidade vai respirar com muito mais alívio e simpatia por sua causa.
Agenda Oculta? Competência não tem partido. Ingratidão e incapacidade, também não. E toca a colocar uma foto bem fofa do monstrinho, para que todos possam reconhecê-lo de qualquer distância...

Nenhum comentário:
Postar um comentário