quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Por que análise e não notícia?

Porque o Drops não é um jornal, porque não sou formado em jornalismo (embora tenhamos maus exemplos de que é insuficiente só o diploma) e porque, se alguém tem gastos para produzir a notícia e eu simplesmente copio deste alguém, estou usurpando o fruto do trabalho alheio.

Ética e coerência são fundamentais. Mesmo na Internet, onde a propriedade intelectual é vista como uma mazela, há limites razoáveis para obedecer. E este é um dos limites do Drops. Não noticio porque não produzo veiculação de notícias.

Analiso porque me sinto capaz de fazê-lo, com bom humor e combatividade. A isenção fica a cargo do leitor, ao qual eu sempre recomendo um tripé infalível: dúvida, conferência e pesquisa a outras opiniões e análises.

A dúvida é necessária para eu entender meus limites. A conferência é necessária para o leitor compreender seus limites. E a pesquisa garante o poder de escolha. Quando se pode escolher entre muitas opções, o ser humano tende a escolher a melhor delas. Como regra geral, funciona.

Mesmo que eu me desespere com o grau de muitas escolhas (quando fico de fora, por exemplo), tenho que defender a possibilidade de existirem. A humanidade é maior que eu... E que todos os noticiadores deste mundo. Simples assim.

Espero continuar atendendo às expectativas de quem procura o Blog. E espero poder ampliar o número de pessoas que procuram. Afinal, o ego não é defeito, é uma característica que eu tenho como qualquer pessoa. Só não permito que meu ego fique maior que minha pessoa.

Agenda Oculta? Viver só é verdadeiramente produtivo quando se vive em busca da coerência. Sempre. O resto, eu não posso forçar vocês a aceitarem. Ninguém pode.

Nenhum comentário: