quarta-feira, 17 de março de 2010

Brasil poderá construir escolas nas prisões


Está em andamento no Brasil uma ideia genial: construir escolas nas prisões. Faz sentido. Com professores que viram a própria carreira ser destruída nos últimos anos, com escolas que não possuem mais a capacidade de transmitir conteúdos de forma eficiente, com a educação de adultos sendo priorizada enquanto a educação das crianças se enfraquece, que mais esperar? Lucidez?

Sou ferozmente contra investir mais na educação de adultos. Não porque não seja útil, mas porque é inócuo para a sociedade que estamos formatando. Nosso tecido social está voltado para o retrocesso. E funciona bem assim, gerando... atraso. Como, então, gastar dinheiro público para que o sistema se mantenha deste jeito?

A melhor resposta é: não investindo na educação de base. Assim, nossas crianças terão a oportunidade de se redimir quando estiverem dentro de uma prisão. Grande parte do mundo inteiro investe na educação de base, porque isso leva os cidadãos a se afastarem do crime e das prisões, mas o resto do mundo inteiro está errado. O Brasil é que está certo.

Nossa opção por educar os adultos se pauta em uma lógica que faz sentido, numa primeira análise, porque somos tão tolos que não possuímos a competência de analisar fatos simples. Em realidade, a educação inicial de um adulto é sempre a confissão de um fracasso retumbante: a criança que ele foi não obteve o verniz de uma educação de qualidade.

Dessa forma, educar o adulto com os poucos recursos que dispomos tira o dinheiro da educação de crianças, e não corrige uma distorção óbvia: estas crianças mal educadas de agora alimentarão as prisões de amanhã, onde serão investidos mais recursos que gerarão mais crianças nas prisões e o ciclo se repetirá.

Se, e somente se, houvesse disposição de melhorar muito o investimento em Educação no Brasil, a proposta faria muito sentido. Educar toda uma sociedade é ainda melhor que educar somente suas crianças. Mas como não existe a disposição aqui no Brasil, para fazer este investimento grandioso, o caminho lógico é investir nas gerações futuras. Melhor educadas, estas gerações irão rejeitar de forma natural a incursão na vida criminosa, porque esta representa uma negação do conhecimento.

Citarei a linha inicial de uma redação, que me deixou boquiaberto quando li (as provas eram para o PEP 2009):

"A ética é fundamental. Ela é que realmente traz justiça às relações de respeito entre os homens e os animais. Sem ética e sem respeito, não existe o que chamamos de sociedade organizada."

Esta é apenas uma pequena prova de como a educação de base, e só ela, transforma uma nação. Os investimentos em educação de adultos apenas corrigem distorções que não existiriam, se nossas crianças chegassem à vida adulta preparadas para entender e operar raciocínios lógicos, mesmo os menos complexos.

Agenda oculta? Você realmente sabe o que seu filho está aprendendo no ambiente escolar que ele frequenta?

Nenhum comentário: