quarta-feira, 10 de março de 2010

Educação, e de qualidade


Tramita no Congresso Nacional a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 347/09, que busca obrigar a rede pública de ensino a oferecer o horário integral aos alunos. Faço parte dos que reduziram as chances do Brasil avançar à melhoria dos seus indicadores educacionais.

Logo, tenho que comemorar este projeto. Também faço parte dos que não reduziram as chances da Educação Pública ao simples aumento de carga horária. Simplesmente porque aumentar o tempo de frequência à escola é só um passo de muitos que ainda precisam ser dados.

Sempre faço o alerta de que sou ninguém. Emito opiniões e faço análises de forma estritamente pessoal. E alguns temas não podem ser compreendidos sem o amplo debate entre a sociedade. Temos, nós brasileiros, uma fobia ao debate que nos mantém sempre pequenos, sempre mesquinhos, sempre atrasados.

Confundimos o debate com o pugilismo, com a guerra de egos. É um engano que advém, principalmente, de nossa baixa capacitação educacional. Nossa inteligência é limitada, porque pouco utilizada, pouco incentivada, muito falaciosa e pouco lógica. Já passou da hora de aprendermos que, sem o debate, o ser humano é como uma rocha. Suas mutações são lentas demais para alterar o ambiente à sua volta.

A saída? Investir pesado na melhoria de nossa Educação Pública. Para além do simples aporte financeiro (mola mestra que não pode ficar ausente de alguns projetos vitais), redesenhar a nossa Educação é o único caminho para redesenhar o Brasil.

Agenda Oculta? Esta luta é de titãs. Há interesses demais caminhando na direção contrária, onde uma nação emburrecida e embrutecida pela ignorância, é a meta e o eldorado dos postulantes desta aberração.

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