Ou o candidato-OB: aquele que serve só para tampar um problema momentâneo. Assim poderíamos caracterizar hoje Railton Franklin, que há exatos ano e meio atrás era incensado pelo grupo político que o cooptou para uma desastradíssima manobra.
Railton cumpriu o seu papel, e neste 2010 de NSJC, ainda tão longínquo do próximo pleito, escuta e vê e entende que sua serventia acabou. Virou bagaço. Quem se aproveitou do suco agora alardeia com orgulho a recandidatura de Carlos Moreira em 2012 (na esfera do possível e do provável, como qualquer outro maluco que se lance pré-candidato com tal antecedência). O bagaço? Vai pro lixo, meu amigo. Assim é que a banda toca...
Não estou relembrando este assunto com maldade no coração. Para variar, já foi previsto aqui mesmo no Drops de Sanidade. A bola de cristal está tão afiada que já estou pensando em lançar o DataDrops, instituto de futurologia que trabalhará com o seguinte lema: "satisfação garantida ou sua situação anterior de volta!"
A bola de cristal do Drops também já informou que política é ambiente de mesa escassa e poucas cadeiras. E que o ambiente não é lá nenhuma casa de veraneio ou de repouso, muito pelo contrário. É um ar conturbado o que se respira politicamente. Por isso a necessidade de pulmões e coração forte para sobreviver nele.
Por isso Railton desapareceu enquanto interlocutor político. Talvez em 2012 se lembrem de que ele está por lá, ressecando dentro do armário dos produtos inservíveis.
Minha decepção pessoal fica por conta dos números, das provas e da necessidade de um pouco de decência neste ambiente enlouquecido. Acusa-se de tudo e de todos os lados, sem fundamentação lógica ou comprovação de qualquer natureza, insinua-se, burla-se, engana-se.
E veremos mais, muito mais. Como já afirmei, é a primeira vez que vejo dois lados com a mesma disposição. Para a política rasteira pode ser ruim, mas para a cidade não poderia haver nada melhor. Obriga todos a comprovarem suas teses.
Vamos à bola de cristal: 2010 será um divisor de águas. E não estou falando do palanque de qualquer pessoa para Outubro, mas da história política de João Monlevade. Quem viver, que se divirta com uma guerrilha que não é a sua e aguarde. Verá, até mesmo baleia voando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário