sábado, 17 de abril de 2010

13,5 - (4,31 + 4,5) é igual a quanto?


Este tópico só existirá porque, muito de vez em quando, eu firmo posições pessoais. Portanto gregos, troianos, vermelhos, azuis, homens de bem e canalhas de todos os naipes poderão se ressentir. Sugiro uma leitura cuidadosa para que não haja qualquer mal entendido.

Em 2009, a Prefeitura Municipal de João Monlevade aplicou um índice compensatório em sua folha de pagamentos. O valor do índice, igual a 3,5%, desapontou à grande maioria dos servidores municipais. Digo isso porque me desapontaria, não porque eu tenha números reais para entender se foi um índice justo. Não sei se foi ditado pelo fluxo de caixa, visto que ainda estamos nos recuperando de uma crise financeira mundial, que não acabou por completo (como querem alguns esperançosos e outros, idiotas).

Em 2009, a inflação oficial brasileira ficou em 4,31%, confirmando que os servidores municipais de João Monlevade tiveram perda salarial real e média na ordem de 0,81%. Este fato é ruim, e não precisamos comentar o porquê dele ser ruim.

Em 2010, a negociação salarial dos servidores aponta para índices entre 10% e 12% de recomposição da base remuneratória. O índice final de rajuste dependerá da arrecadação oficial do município ao final do ano.

A projeção de inflação oficial para este ano está na casa dos 4,5%.

É questão muito mais social do que aritmética, eu sei. Não me interessa fazer análises sobre a vida financeira dos servidores e ela não é da minha conta. Se os mesmos consideraram que devem discutir e negociar estão cobertos de razão. Pelo menos os honrados.

Só digo que, na aritmética e no momento econômico que passamos, o biênio de 2009/2010 vai fechar com uma recomposição salarial da ordem média de 4,69% para os servidores. Eu acho pouco, mas não sou especialista e não tenho os números reais de arrecadação e rolagem de dívidas municipais para me manifestar com exatidão.

E um adendo: acho pouco para os servidores municipais honrados, frise-se. Porque há canalhas no meio. Sempre há, em toda categoria profissional. Na minha também. Na classe política, na imprensa, na construção civil, na medicina, na religião, nas famílias. O que nos move avante é saber que os canalhas são minoria, e por isso o mundo ainda não desabou.

Este tópico é para clarear as cabeças boas, das pessoas de bem que visitam o Drops de Sanidade: ele só está sendo postado porque anonimamente (como é da natureza de pessoas desleais ou desinformadas) um alegado funcionário efetivo da Prefeitura deixou um comentário no post abaixo.

Para as pessoas de bem, eu peço só que olhem o perfil. Está aí para quem quiser ver e enxergar. Eu não tenho vínculos diretos com a Prefeitura Municipal nem com a política municipal. Sou um analista externo e que acredita em um projeto político, o que são coisas que não devem se confundir.

Sou servidor do Estado de Minas Gerais e tive 10% ou 15% de "aumento" salarial este ano. Não considero muito nem pouco, qualquer que seja o índice. Individualmente, acho que era o reajuste possível ao Ex-governador Aécio Neves.

O que me assombra é ver que os 10% do Aécio são maravilhosos, enquanto os 10% de Gustavo Prandini são malditos, aos olhos de gente muito canalha. E que está infestando Monlevade como nuvem de gafanhotos.

Isto, meus caros, não aceito nunca. Vão abusar da pouca inteligência das "suas negas", porque aqui no Drops o que mais vale é a consciência de trabalhar com realidades comparadas. Nada melhor para identificar os fariseus de sempre...

E fica o meu abraço a todos as pessoas honradas que visitam o Blog. Sejam sempre bem vindos.

Um comentário:

O Obervador disse...

Objetivo, explicado e entedido,quanto aos canalhas, é o que não falta na nossa querida cidade. Estamos atentos Sr. Célio Lima!