quarta-feira, 14 de abril de 2010

Animado

É como me sinto, observando que Gustavo Prandini está saindo mais à rua. Há pouco tempo eu disse que ele precisava, como Prefeito, respirar um pouco de Monlevade mais de perto. Com o seu carinho natural pelas pessoas e seu coração generoso, sem esquecer do carisma no trato com todo mundo que veja, ir às ruas é uma forma inequívoca de conquistar novos admiradores.

E isso é muito positivo para a cidade. Críticos de plantão o Prefeito tem a qualquer hora do dia, da noite ou da madrugada, inclusive este que vos escreve - de vez em quando. Essas cicatrizes obrigatórias (lembranças das críticas justas e injustas) é que vão criar uma pele grossa, o "couro de boi" necessário para todo homem público que se preze em qualidade.

E este contato necessário com o povo é que produz o melhor anestésico e cicatrizante que conheço: o olho no olho com o cidadão, o diálogo limpo de interferências, a palavra aberta que tira dúvidas e aponta caminhos reais.

Toda a equipe merece os parabéns por este novo caminho que está sendo indicado. Se puder ser mantido, elevará o alto astral de todos e garantirá baterias renovadas para mais trabalho produtivo.

Na próxima constatação, espero ver também o Gustavo enérgico atuando. Aquela pitada de autoridade serena, mas firme, não fará mal algum a ele. Pelo contrário. Nem que eu seja um dos primeiros a levar uma bronca daquelas, fico feliz em poder servir como exemplo aos demais.

Um comentário:

fernando disse...

Caro Célio, voltando ao aniversário do A Notícia, achei excepcional esse comentário do Dr. Fernando Fonseca no blog dele. Eu concordei, e você? Abraço.

"26 anos do A Notícia
Li no editorial do jornal A Notícia de hoje, dia 13, uma matéria escrita por seu proprietário, Márcio Passos, na qual se enalteceu a imparcialidade e austeridade do bisemanário, nestes últimos 26 anos de sua existência. Inicialmente, considero inadequado o uso do vocábulo imparcialidade, quando alguém enaltece a si mesmo, porquanto o jornal é resultado do ego de seu proprietário. Mas isso não é de se estranhar, vindo de um marqueteiro. Imagino que deva ser quase impossível para o marketeiro Márcio Passos deixar de exaltar as qualidades que ele mesmo atribui à sua obra. Nota-se que Passos levantou apenas as supostas qualidades objetivas de seu jornal. Não incorreu em questões subjetivas. Ele não disse, por exemplo, que o jornal é bem escrito, bem diagramado ou bem vendido. Seria muito narcisismo. Ademais é regra de marketing que o auto-elogio deva ser objetivo. Ele disse que o A Notícia é, imutavelmente, imparcial e dialético: qualidades que todos esperam de um jornal e, por isso, objetivas. Mas será que o A Notícia é realmente dialético e imparcial? Talvez fosse se o jornal não sucumbisse ao marketing. Marketing e jornalismo são ramos do conhecimento completamente incompatíveis. Seria como se alguém fosse advogado e juiz, ao mesmo tempo. Quando há a junção destes dois elementos, como é o caso de Márcio Passos, já que ele próprio se intitula jornalista prático e profissional de marketing, o resultado é apenas um: o jornalismo se torna instrumento do marketing. Aí, não há que se falar em dialética ou imparcialidade, o que não impede o jornal de dar toda e qualquer notícia. Mas as notícias passam a ser contaminadas por elementos de marketing que têm a incrível capacidade de subverter a realidade dos fatos para melhor ou para pior, para mais ou para menos, conforme o interesse e a oportunidade. Foi o caso da Farra do Lixo (caso Prohetel). A notícia foi veiculada pelo A Notícia, mas de forma minimizada, sem se usar expressões realistas como “fraude contra licitação”, por exemplo, e sim palavras suaves como “irregularidade” e etc. , dando a impressão de que tudo não passara de um descuido inconsciente. Já no caso da cassação de Prandini, houve até edição extraordinária.

PS- Repare ainda que no jornal A Notícia sempre sai alguma matéria sobre São Gonçalo do Rio Abaixo e sempre notícia positiva. São Gonçalo não tem mato na rua, não tem buraco, não tem fila em posto de saúde, não tem dengue... Isso me impõe a seguinte reflexão: será que Márcio Passos é marketeiro do prefeito de São Gonçalo, o Nozinho?"

http://monlewood.blogspot.com/2010/04/26-anos-do-noticia.html