quinta-feira, 13 de maio de 2010

Dois anos de Drops/Agenda


Engraçado como dois anos de transparência de propósitos fizeram do Drops um espaço que reverbera. Neste dois anos, aprendi exatamente o que fazer para ser citado, comentado e acessado. De vez em quando exploro essas potencialidades, porque sou humano e tenho ego a preencher, como todo mundo. Mas estas exceções só confirmam a regra que conheço: coerência traz amplitude.

Não sendo jornalista, estou livre da escravidão da manchete: considero esta um dos maiores "fakes" que a humanidade já inventou, um fast food da informação. Coma bastante e você terá o estômago inchado em minutos, sem alimentar sua percepção em um grama sequer. Jornalistas há que se especializaram mesmo numa única atividade: a de cafetão informativo.

Como é? Existe?

Sim, existe a possibilidade. Basta pegar uma informação qualquer, pintar-lhe a boca com baton barato, as unhas com esmalte berrante, espalhar rouge e perfume em doses cavalares sobre a "moça" e colocá-la num quartinho mal iluminado com a bunda pra cima. Sempre aparecerá quem se sinta seduzido...

Não estando partidário, sinto-me livre para dizer o que quero quando vejo a necessidade. O que obtenho é uma linha de coerência, que em dois anos não mudou. O que mudou foi a presença das pessoas que aqui vem buscar alguma informação. O que, infelizmente, não é o foco do Blog. Porque se fosse eu estaria, de forma canalha, usurpando a função dos jornalistas de estirpe, sejam técnicos ou autodidatas.

E, como eu digo, um canalha não vale o ar que respira. Ainda que seja Presidente do Supremo Tribunal Federal ou mesmo que seja o Zé da Padaria, ele é simplesmente canalha.

O Drops é acessado por recorrência, e afirmo isso com naturalidade. Quer dizer que as mesmas pessoas, em grande maioria, acessam todos os dias. A aquisição de novos leitores se faz de forma muito lenta. Mas tenho leitores que transpõem a difícil barreira de pensar, neste Brasil que tem tanta extensão de praias quanto analfabetos funcionais. Este fator me move em direção ao aprimoramento. Quanto aos demais que acessam o blog, são bem vindos do mesmo jeito, ainda que não possam aproveitar tudo que ele oferece. E não é fast food.

A Agenda Oculta de cada um diz respeito á individualidade, e não tenho como me ocupar dela. A principal Agenda Oculta do blog é me colocar como agente de diálogo, em todos os níveis que eu puder. Tem funcionado razoavelmente bem até aqui. Obviamente que a cidade possui agentes mais preparados que eu, mas este fato só me motiva a superar minhas próprias limitações.

Daqui a dois anos, o blog terá uma cara completamente diferente. Ele evolui, e só este aspecto já me faz ver que vale a pena. Acompanho em João Monlevade coisas que estacionaram nos anos 70, quando eu ainda era moleque de pé no chão e sonhava em ser grande quando adulto. Consegui ficar adulto, e nem todos podem se orgulhar deste feito. Considerarei como vitória pessoal.

E continuarei tentando que João Monlevade obtenha sua vitória coletiva. É parte do que tenho que devolver a esta terra, que me deu tudo e mais um pouco.

Nenhum comentário: