sexta-feira, 28 de maio de 2010

Perspectivas e pontos de vista

Amanhã, na coluna que o Jornal Bom Dia muito me honra em oferecer espaço, falarei sobre as perspectivas e pontos de vista. talvez este seja o maior ponto de conflitos, alguns necessários e outros dispensáveis, que ordenam e coordenam nossa existência.

Uma reflexão sobre a coluna eu faço aqui mesmo: é impossível saber se ela agrada ou não, se ela atende ou não às perspectivas de quem lê. Um cronista nada mais é que uma pessoa utópica, buscando alcançar a boa vontade e a complacência de todos. A utopia reside no fato de que é impossível atender a todos. Nem Jesus Cristo foi unânime em seu tempo. Muito pelo contrário.

Chega-se à conclusão de que o ponto de vista do autor importa pouco, na realidade. Mas sem ele, como haver quem provisione o tema, a abordagem, o assunto? Um jornal impresso tende a ser pouco dialético, já que esta função foge às suas características. Para tanto, estamos hoje melhor atendidos pelo espaço virtual, onde o tempo de apresentação de perguntas e o fornecimento de respostas possíveis é extremamente ágil. Nem por isso o espaço virtual ganha substância e qualidade de opinião em perspectiva contra o jornal...

O Drops de Sanidade online não atende ao mesmo segmento de público que o Drops no Bom Dia. Por isso a distância considerável que separa ambos. O que os dois tem em comum é que são crianças: estão aprendendo e se moldando ao mundo que os cerca, para que evoluam sempre e, se possível, nas direções corretas. Assim como o autor de ambos, este sendo outra criança que precisa aprender muito ainda.

Espero continuar atendendo às expectativas, dentro de minhas possibilidades e limitações, por quanto tempo queiram o destino e as circunstâncias. Um grande abraço a todos vocês que curtem o Drops!

Nenhum comentário: