quarta-feira, 7 de julho de 2010

Aterrisando com ventos laterais

O vídeo abaixo é uma das muitas e espetaculares aterrisagens com vento lateral (cross wind landing, para quem quer procurar no youtube) disponíveis na internet. Impressiona e traz alegria de ver um piloto conseguir esta façanha a bordo de um monstro de quase 400 toneladas (na decolagem, porque na aterrisagem fica abaixo deste valor).

Mas não traz luz nenhuma quando procuramos por cross wind landing crash (os que não conseguiram pousar em segurança serão vistos com esta busca). A verdadeira luz do entendimento vem com a pergunta óbvia: porque tentar estas aterrisagens no limite, quando uma nova tentativa poderia ser feita com mais segurança, e ao custo de alguns poucos minutos a mais de uma volta para pegar um vento favorável?

Bons pilotos existem. Pilotos magistrais também, e entre estes eu incluo aqueles que jamais correram riscos desnecessários. Porque muito mais importante que demonstrar habilidades, é demonstrar a serenidade de possuí-las, sem precisar colocar à prova a existência dos iguais.

E algumas aterrisagens não dão certo, porque havia a certeza absoluta do piloto a respeito de suas próprias habilidades.

É por isso que eu recomendo, sempre, o ceticismo. A dúvida nos coloca a salvo dos monstros sagrados que "nunca" erram, porque estão "sempre" certos de tudo.

Eu? Erro muito... Mas sei dar voltas, quando o vento é desfavorável.


Nenhum comentário: