segunda-feira, 12 de julho de 2010

Desculpas aos visitantes


Tenho deixado o espaço meio de lado nos últimos dias, o que não é respeitoso com os visitantes e leitores quer passam por aqui. Peço desculpas, porque firmei um propósito de dizer quando inaugurei o Drops.

Somente passado muito tempo é que acordei para outra realidade: só dizer não basta. Tem que haver qualidade intrínseca àquilo que se diz e que se pensa. Este talvez seja o maior legado de respeito que a instância pública requeira para ser exercida.

Público, neste caso, é o acesso livre que o blog proporciona. Nada além disso. Em instâncias públicas maiores, que me interessam porque sou cidadão como qualquer outra pessoa de bem, espero agora pela consolidação de algo que ainda não vi, nestes 44 anos de imaturidade e inexperiência mal disfarçadas: a paixão firme e determinada pela transparência.

Onde há o empenho reconhecido em transparecer, sobra muito pouco espaço para especular. Esta é a Lei n.º 1, e todas as outras dependem dela para ter validade plena. Lutar contra nossa natural propensão ao engodo, à dissimulação e ao disfarce é o único caminho para que sejamos vistos como somos. Ainda que isso revele ao mundo imagens nada agradáveis.

Sobra, pelo menos, a necessidade de melhorarmos o que somos. A imagem virá naturalmente a partir deste primeiro passo.


Nenhum comentário: