terça-feira, 27 de julho de 2010

A tutela do Estado


Tutela , neste tópico, é a obrigação de ser responsável, de cuidar, de gerir e de fazer funcionar. O Estado (que podemos também chamar de governo, só para ficar mais simples de entender) é um prestador de serviços caro, ineficiente e preguiçoso.

Mesmo assim, esperamos dele tudo. Não cuidamos do mais importante, que é fazer a nossa parte da melhor forma que pudermos e exigir que o Estado faça a parte dele da melhor forma que quisermos, já que pagamos muito pelo pouco que nos é retribuído.

As ferramentas de controle e de gestão que o povo possui são praticamente nulas. A cada 2 anos, somos obrigados a escolher um merda qualquer para ser incompetente na administração dos nossos interesses. Depois da escolha, o mecanismo de expulsar do sistema as piores merdas é burocrático demais, lento demais, dificultoso demais.

Devíamos ser obrigados é a vigiar, com força e com determinação, o trabalho que recebemos pelos impostos e taxas que pagamos. Cobrar profissionalismo e qualidade devia ser lei de conduta - já que nem a Lei escrita costuma valer muito por aqui - e devíamos apoiar toda iniciativa moralizadora que surgisse no horizonte.

Nossa Lei Escrita Maior, a Constituição, é um entulho de mecanismos que prendem a sociedade. Há bons artigos, boas ideias e boas intenções nela. Mas o lixo de má gestão social e de ineficiência institucional está lá em muito maior volume.

Em 22 anos, a Constituição Brasileira ficou obsoleta. Ela está anos-luz atrás da sociedade que deveria regular e atender. A legislação positiva abaixo dela só acompanha esta demência geral, o que nos leva também à este atraso imenso de nossos comportamentos enquanto cidadãos.

Estamos num círculo vicioso, onde o Estado é podre e a população, como regra geral, está apodrecendo junto e na mesma medida. Como um povo apodrecido não tem a idoneidade de caráter para apontar a podridão dos seus sistemas de governo, vai tudo apodrecer completamente se não houver reações drásticas e eficazes, que precisam ser tomadas rapidamente.

Não quero ser mal interpretado. Não se trata da hipocrisia de afirmar que, como tudo está apodrecendo, temos o direito de apodrecer também. Pelo contrário, temos é a obrigação de evitar esta catástrofe.

E mudar esta mentalidade imbecil, de achar que o Estado é a solução dos nossos problemas. Como nós temos observado, governos tem sido os problemas a impedir a busca de nossas soluções.

E só vão mudar quando a sociedade brasileira mudar. Esperamos e lutemos que para melhor.

Nenhum comentário: