quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Liberdade de expressão x censura econômica


Só os muito antigos aqui no Drops vão se lembrar de que abordei, timidamente, o tema. Acabo de me lembrar de uma conversa que tive com o Heverton Elias, Assessor de Comunicação da Câmara Municipal, onde recebi uma boa quantidade de informação - qualificada - sobre este assunto.

Não há o que comemorar, em nenhuma parte do mundo. Em algum momento da evolução natural de nossas sociedades, a censura econômica tomou o lugar da liberdade de expressão em seu grau mais puro.

A única ressalva, como faço bem em lembrar, é a obrigação de todos em coibir comportamentos criminosos. O mais é cerceamento de um direito tão cristalino como água de fonte.

Num momento em que os ânimos, bem como os editoriais, tendem a acirrar uma dialética do ódio, é que compreendo ainda com mais clareza que estava na hora de manter o Drops de Sanidade um pouco mais neutro.

Não se trata de evitar o confronto de ideias. Muito pelo contrário, acredito que onde há diálogo e aglutinação de forças é que pode haver sucessos. A grande confusão se instala quando pessoas já não sabem mais por onde começar o confronto de ideias e onde terminar o conflito de interesses. Nestas horas sombrias, acabam-se confundindo interesses com interesses escusos, que são coisas completamente diferentes.

Ainda aguardo o tempo em que os diálogos prevalecerão. Estou fazendo a minha parte e, não importa qual seja o interlocutor, carregarei uma bandeira branca comigo, para qualquer emergência.

Se eu puder sugerir o mesmo a todos, peço que reflitam bem sobre o assunto. Vale a pena.

Nenhum comentário: