terça-feira, 3 de agosto de 2010

Orgulho e memória


De vez em quando a gente tem que repassar os caminhos, verificar por onde andou e como se relacionou com os companheiros de caminhada. Esta profissão de fé, a de revisitar a trilha, nos mostra o quanto avançamos. E o quanto ainda temos de avançar, sempre.

Vou roubar uma frase do José Henriques Jr (Blog UglyDarkSide, no link ali do lado), e adaptá-la para uma reflexão coletiva: Não me sinto situação nem oposição, já que são papéis ditados pelo momento. Sou cidadão, porque é um papel para a vida. Até o dia da minha morte.

O Drops tem sistema de busca interno. Cada leitor que quiser pode listar ali termos como "corja" ou "meninada". Verá que o resultado em postagens é igual a zero. Talvez surjam em comentários, onde nenhum crime tenha sido cometido. Basta listar a palavra "censura" e estará perfeitamente claro o porquê desta linha de existência para o Blog.

Estar acima dos valores também não é a resposta. Estou, sempre, abaixo deles. Sejam éticos, morais, sociais, políticos ou institucionais, sigo as regras mínimas da civilidade e do respeito às divergências de opinião e de postura crítica. Tenho as minhas, e delas não abro mão. Portanto, respeito a todos que não abrem mão das suas.

Listadas as palavras "diálogo", "convergência" e "evolução", espero que haja resultados em bom número. Seria um retrato bem próximo ao que é minha realidade, enquanto cidadão que adora esta terra.

Em algum momento, vou encontrar os meus iguais. Porque sou uma pessoa comum, sei que eles existem em bom número em João Monlevade. Sei também que não serão melhores nem piores que "o outro lado", seja qual lado for, porque este tipo de entendimento não me atende mais. Não me alcança mais.

E minha terra, minha querida e muito amada João Monlevade, que eu já percorri da linha do trem até o alto Sion, do Rosário ao Satélite, da Vila às Pacas, passando por todos os outros micro-lares monlevadenses, parece também ter se cansado do outro lado. Não importa qual nome ele assuma, de acordo com o momento.

Nenhum comentário: