quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Prazer em te desconhecer

Hoje, por mais tardio que tenha sido o pensamento, veio a necessidade de dar reais boas vindas a todos vocês. Todos, sem exceção. Não nos conhecemos, com raras exceções, e essa é a menor das realizações humanas de que podemos ter orgulho.

Mas, por incrível que possa parecer, é o que fazemos todos os dias. Nos desconhecemos, na maioria das vezes, e nem percebemos o quanto este fato nos diminui para a vida.

Comentamos sobre a atriz global que tira a roupa. Mas não a conhecemos. Lançamos opiniões sobre tanta coisa que nunca vimos à nossa frente, que parecemos uma enciclopédia às avessas. Mas não conhecemos todas as coisas.

Avaliamos as religiões e os credos, dissecando os dogmas. Mas não os conhecemos.

Encontramos pessoas o tempo todo, apertamos as mãos, escutamos os nomes, damos meia volta e esquecemos. Todos os dias, praticamente...

Às vezes, tenho a impressão estranha de que a humanidade vive o prazer em desconhecer. "Olá, estranho, bem vindo ao limbo que eu já estou criando para você, daqui a dois minutos. Tchau!"

Conheço e sou conhecido por muitas pessoas. Se as trato com menos respeito e carinho no cotidiano, só pode ser pela sina do desconhecimento que anseio. Deve ser o prazer em desconhecer que me atrai, enquanto boas oportunidades de amizade vão tombando pela beira da estrada.

Sinto que desconheço até a mim mesmo, porque se não fosse assim não poderia me atrair enquanto gente e pessoa. Não parece haver prazer genuíno algum, em se conhecer algo ou alguém, neste mundo. Às vezes o que nos vem é algo próximo à rotina, e somos meio preparados para ignorar a rotina. Mesmo as boas.

No prazer em te desconhecer, vou desconhecendo aos poucos a pessoa que um dia eu poderia ser. Uma tristeza, mas nem sei se possuo a fórmula para evitar esta roda morta (não ousaria chamá-la de roda viva).

Se algum de vocês a tiver, mande para mim.
O e-mail é quesejadesconhecido@emeadapto.com.prazer

E não deixem de visitar o site conhecimentoécompromisso.com.br para aprender a evitar as armadilhas da convivência bem vivida entre os iguais. Esta visita poupará muitos anos de sua vida, que poderão ser gastos desconhecendo-se a si mesmo com muito mais eficiência...

Nenhum comentário: