terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sustentabilidade e economia

De tanto apresentar ideias que nunca saem do papel - porque estamos no país que espera tudo, até a fusão da ideia com a tarefa pronta e acabada - bate um desânimo de continuar idealizando. Mas passa, como as nuvens depois da tempestade.

Alguém aí se lembra das lâmpadas feitas de garrafa Pet transparente? Com as contas de luz arrepiando o cabelo de muitas pessoas e empresas, e com o destino final dado a muitas garrafas do tipo Pet (os lixões, causando um dano ambiental muito sério) por que não unir o útil ao sustentável ambientalmente?

Às vezes, um ambiente precisa de luz durante o dia. E ela é cara, quando vem da energia elétrica. vamos lembrar como podem ser feitas lâmpadas de boa luminosidade (até 60w!) com materiais que são muito baratos:

- garrafas Pet transparentes
- água
- água sanitária
- material para colar na tampa da garrafa (assim o sol não resseca o plástico pet)
- massa de vidraceiro, massa de calafetar ou cola epóxi

Agora basta encher as garrafas Pet com água, até faltar uns 6 cm para completar. Depois, é só colocar água sanitária e tampar a garrafa (assim a água não irá evaporar facilmente). Depois coloque o material de proteção na tampa, para que os raios do sol não ressequem a parte da garrafa que ficará exposta. Finalmente, basta fazer buracos do mesmo diâmetro que o corpo da garrafa Pet no telhado, encaixar a garrafa e vedar bem o buraco para que não haja goteiras em tempo de chuva.

Pronto. Dependendo do lugar e da quantidade de garrafas Pet utilizadas, dá para iluminar uma área grande - durante o dia, é claro - e economizar um bocado de dinheiro na conta de energia, ao mesmo tempo em que se evita poluir mais o meio ambiente com as garrafas vazias.

Essas "lâmpadas caseiras" fizeram muito sucesso nos tempos do apagão elétrico e do racionamento de energia, mas ainda permanecem muito úteis. Nem é preciso dizer o quanto cada real economizado faz falta, nem o quanto a natureza agradece se a gente não jogar no lombo dela tantas garrafas de plástico.


Um comentário:

Marcelinho disse...

Caro Amigo Célio,
sou fã de carteirinha quando o assunto é sustentabilidade.
Acredito que toda plataforma política deveria vir com um pacote de aplicações práticas de baixo custo e principalmente, que permitiriam aos de baixa renda ter uma qualidade de vida melhor.
Você já postou os biodigestores, agora esta fantástica lâmpada, tem-se várias outras soluções, como por exemplo, os cataventos, os aquecedores solares de água em garrafa pet, os moinhos de água, as carneiras hidráulicas (também feitas de garrafa pet), fogões à carvão vegetal (produzido por reflorestamento autorizado), mini destilarias de álcool para os pequenos produtores rurais, etc.
è claro, que em um primeiro momento teríamos um impacto, talvez negativo, na economia, com a implantação destas soluções sustentáveis, ecologicamente corretas, mas os benefícos futuros para todos e para o Planeta são maiores.
Parabéns por estar regatando estas soluções, que podem, em um futuro fazerem parte de um programa de sustentabilidade atrelada à melhoria de vida.
Abraços.