A visão de um ser humano incompleto, do ponto de vista puramente físico, é chocante. Não estamos preparados para esta aparente maldade. Os olhos consideram como antinatural.
O nosso maior pecado talvez nem seja o de ter sentimentos conflitantes em relação a este fato. Até porque há pessoas muito mais amplas neste mundo, às quais possa faltar um braço ou uma perna, ou ambos. Viver é estar em risco físico, porque a vida é dinâmica.
O nosso maior pecado, quase imperdoável, talvez seja o de aceitar a amputação do espírito. Daquilo que nos faz, por essência e doação divina, humanos. Uma alma e uma mente amputadas são mais devastadoras para o nosso futuro que qualquer outra coisa.
E sejamos práticos. Quantos de nós já não olharam com indiferença para um corpo incompleto, enquanto nossa inteligência, nossa percepção e nossa virtude estavam amputadas de quase tudo?
Humano é o ser capaz de extremos. Capaz de executar coisas maravilhosas e, dez minutos depois, capaz das maiores aberrações que se possa imaginar.
Eu venho tentando, há muito tempo, limitar a minha capacidade de cometer aberrações. Ainda estou longe de conseguir eliminá-las. talvez não consiga nesta vida. Mas não vou deixar de lutar nunca para conseguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário