quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A fome dos invisíveis

Quem só possui esgoto e escuridão para se alimentar sonha com uma coisa só: luz. A irrelevância sonha com o seu dia de destaque. A nulidade só se satisfaz com uma migalha de completitude. O amputado "sente" dores e cócegas no pedaço imaginário do corpo que foi extirpado do lugar correto.

A fome dos invisíveis é cruel e atroz. Por ser fome, desconsidera qualquer outra coisa que não seja o seu desejo instantâneo. Por ser invisível, bate-se contra o muro dos que são visíveis e possuem destaque. Se é justo ou merecido tal destaque, não será um invisível como eu que irá ter as respostas.

Sou invisível e tenho fomes. Muitas fomes. Vejo muitos colegas que são da mesma matéria constituídos, mas não sabem ou não querem admitir. O que pode me diferenciar - ou não - são meus métodos para tentar ficar visível. Eles prevêem um mínimo de dignidade e respeito a valores consagrados no Ocidente: ética, caráter, brio na cara, uma linha mínima de decência.

É óbvio que muitas vezes não consigo me manter preso a estes valores positivos, em tempo integral. É natural que eu seja falho, porque sou um ser humano sujeito a falhas. O não natural, para mim, é observar que há pessoas que vivem da exceção (esgoto e escuridão) em detrimento da regra ( a justa e digna busca pela luz).

Para ficar visível, posso começar uma campanha simples: denegrir, difamar, mentir descaradamente, caluniar, montar engodos e trapaças variadas. E colocar tudo isso em evidência, cuidadosamente retirando minha autoria mas mantendo meu "nome" sobressaindo acima do lodo.

Ou posso ser exatamente quem eu sou - ninguém - e buscar o espaço possível que vier a ser reconhecido pelos que detém a prerrogativa. É um caminho muito mais difícil e extenuante. Não tem garantias de dar certo. Por isso é o meu caminho.

Um recado a todos os invisíveis de plantão: cuidado com a nêmesis. E saibam que meu caminho não muda ao sabor do vento. Ele só muda ao sabor da minha vontade e da minha verdade. Que podem ser pequenas, mas são legítimas e são muito minhas.

Que Deus abençoe o dia de todos vocês. Inclusive o dos famintos invisíveis.

Nenhum comentário: