quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Rio em chamas

Quem acompanha o Blog sabe que não não há muito interesse em pensar realidades diferentes da que vivemos em nossa terra. Temos que cuidar é do nosso quintal, porque se cada um cuidar do seu a vizinhança inteira sai no lucro.

Mas o que está acontecendo no Rio de Janeiro traz alertas poderosos a todo o país. Não há solução mágica para nada nesta vida. E não há vácuo de poder. Se o Estado oficial é ruim e omisso, o Paraestado criminoso toma conta.

Os cidadãos de bem do Rio de Janeiro estão acuados porque há muitas décadas o Estado foi preguiçoso e incompetente para realizar seu trabalho. Mas o Rio é só a ponta do Iceberg: imaginem o que existe no Brasil inteiro de escolas sucateadas, hospitais sem médicos, polícias sem veículos, armamento, capacitação e efetivo.

Parece que neste país, somente as Receitas trabalham bem, sugando dos cidadãos todo e qualquer centavo que puderem, na forma de impostos/tributos/taxas e quejandos. E vem mais por aí, se não houver uma grande mobilização geral para que nossos governos tenham o mínimo de decência na hora de gastar. Porque arrecadar de nós é fácil.

O recado está sendo muito bem dado. A incompetência conduz ao império da ilegalidade, do crime, da ditadura do errado sobre o que é correto. Se nada for feito com determinação e vigor, o Brasil poderá ter centenas de Rios de Janeiro em poucos anos.

E ainda pretendemos inaugurar trem-bala, sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada. Nem Deus dá conta do Brasil que estamos fazendo surgir no horizonte.

4 comentários:

Manthis disse...

Célio,
É aquela história onde já conversamos. Onde o estado está ausente, o traficante, bandido ou qualquer "coronel" ocupa o lugar.
Não existe nada mais triste que perceber o estado ausente numa cidade que deveria ser o cartão postal de um país.
Mas o que esperar de uma máquina que não é voltada para o resultado, burrocrática e cheia de vícios?
Mas vamos subindo a montanha!

Unknown disse...

É só opnião pessoal, de quem muitas vezes pensa errado, mas acho que o Estado Acordou lá, não pelas vidas ceifadas pelas drogas e "balas perdidas", ou por que a mídia "revelou" a "novidade" pro povo, de novo!

O Estado prá mim, demonstra a preocupação, de que as delegações vindouras, não proucurem as "forças de segurança" dos morros, prá andar com menos desconforto no Rio, (Sic.)

Mas, a minha visão real, é que o ESTADO, resolveu despertar para as perdas em arrecadação, que tantas fazelas estão fazendo-o ter, depois de décadas. São tantos "gatos", disto e daquilo, que com certeza, juntou-se o tudo já passado e o "cartão de vistas Copa/Olimpíadas, prá tratarem de executar o basta, que vinham postergando a tantas e tantas eleições...

Não gosto de pensar nisso, mas quando vejo o quanto em CDs/DVDs pirateados estavam sendo feitos e comercializados aqui na terrinha, comparando-se aos tamanhos daquelas comunidades, e seus "proibidões" e coisas afins, acho que as drogas acabaram ficando coisa pequena, aos olhos do ESTADO, enquanto arrecadante...

Afinal, se formos analisar, combate ao tráfico só gera gastos, à troca de armas e drogas a serem incineradas, depois de muitos, muitos gastos...

Não discordo com as ações "extremas" de confrontamento, afinal elas já foram adiadas por tempo demais, o chato é pensar que no fundo, no fundo, só as cifras; O azeite da máquina do Estado, que falem mais alto.

Unknown disse...

Tá bom, em uma reportagem pude ver e ouvir do absurdo, que foi um "tribunla do crime", levar uma senhoa a "julgamento", uma senhora, cujo cão latia a noite toda, incomodando uma vizinha queixosa.

Pelo amor de Deus!

Não bastassem as tolices que vejo por aqui de gente que não respeita o sono alheio, com todo tipo de barulheira, e outros tantos, querendo "denunciar" som alto, por não PREGUIÇA, de dialogar com quem mora ao lado, comodismo em querer que outros façam por eles o que nínguém lhes impede de fazer, que é dialogar e com bom senso e educação, fazer valer a razão e as boas relações, agora vem essa idiotia, de um bando de COVARDES, que ameaçam civis e impoem medo pelo poder das armas, em querer fazer o papel de donos da situação...

Tenha dó!

E tenho, sinceramente, tenho, por que todos os que se fazem/dizem bandidos, sabem acionar o gatilho, contra polícia, paredes, mulheres e crianças, sem cogitar o quanto custam as vidas que se perdem.
Porém, é sempre a mesma @#$%¨, pois só encaram quem os comabte, de longe, jamais pagando prá ver frente a frente!

Se esses ARAK's sãop assim tão "poderosos", façam então a guerra de verdade! A hora é essa, não é?

Mas, como ainda sei que sei pouco, prá não dizer nada, a respeito daquela loucura que nos apresentam, espero que Deus abençoe ao Rio de Janeiro e ao Brasil, por que tem muito chão pela frente!

Unknown disse...

Ontem em reportagem, a máxima da vez, foi esta: " nós sabemos que vamos morrer, mas estamos dispostos... "ao cumprimento do dever".
Nós temos balas de titânio.

Quê que é isso!?!

Pelo Amor de Deus, novamente!

Dever, que dever é esse?
A distorção dos valores a que se chegava, é tamanha, que os imbecis que ceifavam vidas e esperanças de tanta gente, chegou ao cúmulo de pensar, que impor o medo, a morte e a desgraça, é um compromisso?

Balas de titânio, mas que maravilha!!!
Com certeza vou querer uns chocolates de magnésio e uns pirulitos de tungstênio, para o Natal...

O poderio de fogo, não é o diferencial, jamais foi e jamais será! Muitos imaginavam nos tempos da "Guerra Fria", que esse era o fator principal a ser apresentado aos "inimgos", a fim de inflingir temor e distância, quando ocorria exatamente o mesmo que agora se vê a cada nova reportagem, um cenário de devastação, através deste "câncer", que se espalhou dos morros com o passar dos anos, querendo tomar conta da cidade.

As tais "balas" de titânio, não dão igualdade às força de segurança, na verdade, pouca diferença fariam.
Os animaizinhos do morro, graças à limitação do conhecimento que adquiriram, nunca chegarão a saber, que aqueles homens que agora lhes parcem incontáveis, sempre estiveram a postos para fazer o que estão fazendo, porém jamais poderiam agir, no "EXTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL", se o Estado, assim não determinasse efetivamente, como agora resolveu fazer.

A diferença básica é o que se vê agora, quem fere inocentes e sai atirando a esmo?

Não creio que a imprensa esteja mascarando as infomações que temos agora.
Não gosto de ter que ver o relato de que uma criança levou um tiro, por não obedecer ao mando de um imbecil, para atear fogo ao patrimônio alheio, mas é isso!

Do lado de onde não há "balas" de titânio, "ORDEM ILEGAL, NÂO SE CUMPRE!", e por mais que queiram vocês acreditar que GOVERNADOR/SECRETÁRIO de SEGURANÇA/DELEGADO/CORONEL, dá ordem para matar, como se enviasse e-mails, a coisa jamais poderá ser assim, pois integrar o Estado Democrático, é também reconhecer, que nos Poderes investidos a cada Autoridade, há também o conhecimento pleno, de que, cada ação, trás causas e consequências.

Em grande monta, vemos que as consequências da omissão, quando o Estado se ausentou, foi o que vimos,não é mesmo?

As Imagens falam por si.