Ontem, por volta das 16h00, eu estava examinando um acidente de trânsito no Bairro satélite onde, infelizmente, um jovem perdeu a vida. Às 02h00 da manhã de hoje eu estava, infelizmente, analisando um homicídio em Nova Era, onde um jovem foi executado com vários disparos de arma de fogo na cabeça.
Façam as contas: às 08h00 da manhã de ontem eu estava no início do meu plantão de trabalho e às 05h30 da manhã de hoje eu estava chegando em casa para dormir. Para iniciar uma jornada dupla que começaria de novo às oito horas da manhã. Foram 21 horas e meia de atividade.
Este é um dos aspectos do Choque de Gestão em Minas Gerais. Algo deu fundamentalmente errado. São menos de 650 Peritos Criminais no Estado inteiro, e imagino que o déficit de pessoal se estende a muitas categorias. Deus nos ajude, porque a situação parece se estender ao Brasil inteiro.
País estranho, o nosso. Arrecada e tributa com uma fúria quase assassina, e fornece quase nada em matéria de bons serviços públicos, em troca. E a situação vem de muito longe no passado. Vamos precisar de uma refundação do Brasil, com certeza.
Mas sem o principal pilar, que é a Educação, esta história não vai mudar nunca. Seremos taxados como suecos e tratados como gado enquanto nossa base educacional for pobre e improdutiva. Deus nos ajude.
Nossas vidas estão em aberto, em suspense. Quando irão se concretizar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário