sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

381 - Ou começamos ou o Poder Constituído não começa


Acabo de confirmar que o abaixo-assinado eletrônico, organizado pela monlevadense Benildes Maculan, não está obtendo a adesão necessária. São, até o momento 2901 assinaturas pela urgência de modernização de traçado e duplicação da rodovia.

Sem entrar no mérito da questão, vou sugerir outras ações simples, que poderão ser ampliadas caso a AMEPI confirme uma audiência sobre o tema. E também poderemos obter uma amplitude muito grande de ação, se os candidatos políticos que transitam pela região quando em campanha puderem contribuir.

- Distribuir com os carnês de IPTU, contas de água e/ou luz, jornais impressos e panfletos comerciais uma folha A4, destinada a coletar assinaturas.

- Convidar os comerciantes a disponibilizar folhas do abaixo-assinado em seus estabelecimentos, incentivando os clientes a prestigiar esta iniciativa. 

- Solicitar a ajuda das Igrejas e Templos para recolher assinaturas.

- Convidar os políticos a colaborar, imprimindo e distribuindo as folhas de assinatura nos municípios-chave do entorno da 381.

- Aproveitar cada evento de reunião de pessoas (shows, festas e assemelhados) para distribuir a folha de assinaturas entre os cidadãos.

- Disseminar esta ideia entre todas as cidades que possuem interesse na duplicação. (Através das outras Associações  e Consórcios de Municípios)

Imaginem quantas assinaturas seriam obtidas rapidamente, talvez até com força de legislação popular. Uma realidade já está mais do que constatada: somente uma mobilização de grande volume e recheada de muita perseverança vai acelerar alguma coisa no processo de duplicação. O resto vai ser apenas aqueles murros na boca do estômago que nos anestesiam e paralisam até a próxima chacina.

Com minha humildade, sugiro ainda que estas folhas sejam unificadas e sem menção a nomes ou instituições, para evitar a "campanhização" de algo que é muito maior e mais nobre. A tentativa de encerrar o genocídio. Eu me voluntario para criar o modelo, imprimir folhas, distribuir nas horas de folga, etc. Preciso que outras formiguinhas façam o mesmo. Imploro por isso.

Mas sem as Instituições, o alcance vai continuar sendo pequeno. É lógico que as ações, mesmo pequenas, significam alguma coisa. Mas o que nos move, a partir de agora, deve ser a pressa. Porque amanhã ou depois pode ser a nossa família.

Nenhum comentário: