segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Aqui tem, mesmo não tendo

O blog vai completar 3 anos em breve. Nada que pode ser revisitado instantaneamente, guardando 3 anos inteiros de sua história, resiste ao olhar do tempo. Neste período, muitas coisas mudaram porque o autor - obviamente - mudou.

É difícil separar a mudança evolutiva da mudança oportunista. Para diagnosticar com clareza e com isenção de princípios, temos que conhecer a realidade passada e a realidade presente, compará-las e daí filtrar nosso julgamento de mérito. Que será sempre individual e, portanto, sujeito a falhas. Porque assim é a vida.

Uma coisa eu percebo claramente que não mudou. A linha de pensamento é austera. Há pouco espaço para humor (e ele é necessário), pouco espaço para poesia (e ela é necessária) e pouco espaço para a notícia (ela é muito necessária).

Mas o diferencial do Drops, neste três anos, foi sempre o de apontar os caminhos - e links - para onde cada um destes elementos necessários esteve sempre presente. De modo amador, o Drops foi o primeiro portal de entrada para conhecer a Monlevade virtual.

Para se entender como as mudanças são inexoráveis, hoje já existe o portal que é portal de entrada mesmo, em sua natureza - a BLOGOSFEIRA - que cumpre muito bem o papel. Isso é obsolescência antecipada e não prevista. Tomara que aconteça com muitas outras características do Drops.

Voltando ao ponto principal aqui sempre teve, mesmo não tendo. E é este o ponto de convergência que nós temos alguma dificuldade em assimilar. Nossa hipocrisia natural nos condiciona a imaginar o contrário: aqui nunca teve, mesmo tendo. Monlevade já conhece demais este axioma para eu precisar explicar além dele.

Eu sou um entre os tantos que hoje fazem o trabalho de formiga, pára que nosso futuro enquanto corpo social seja repleto do "aqui tem, mesmo não tendo".

E é óbvio que fica um sentimento de gratidão muito profunda pelos colegas que estão pensando, dialogando e postando a Monlevade para a geração de agora. Daqui a alguns anos, todos nós seremos poeira do tempo físico. Mas esta Monlevade virtual que retratamos estará aí, ao alcance de nossos sucessores naturais.

Como eu já disse e torno a repetir, bendita é a cidade que possui seus pensadores. Ela pode perder os rumos, mas não perderá jamais sua História.

Um comentário:

Anônimo disse...

Célio, continue do jeito que o conhecemos, sério e crítico, pois pra humor, poesia e notícias já temos outros; Seja sempre você mesmo,acesso seu blog diariamente e meus amigos também e alguns dos nossos blogueiros são apenas razoáveis pra ruins, o que o torna imprescindível pro contexto de nossa cidade.Paz e swaúde!