segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

É porque somos mineiros?

No apagar das luzes de seu segundo mandato, Luís Inácio da Silva pode ter feito uma "forcinha" para que uma fábrica da Fiat fosse instalada em Pernambuco, levando empregos e investimentos. Digo pode porque, em negócios desta magnitude, tudo é especulação, até que a roda da história um dia nos traga o alento da certeza.

No início das luzes de seu mandato, Dilma Roussef ainda não se manifestou sobre a fábrica de moer carne que é a Rodovia BR 381. Ela já sobrevoou a tristeza reinante no Rio de Janeiro, mas ainda não se condoeu de nossas vítimas. Talvez porque venham, como eu já postei, em conta-gotas. Ou melhor, em conta-corpos.

A favor de Dilma pesa o fato de que a 381 é um monstro com paternidade antiga. Dois partidões políticos já dormiram em berço de penas de ganso sobre o assunto. Dois Presidentes de grande estatura já deixaram a desejar no caso desta máquina de fazer tragédias (Fernando Henrique e Luís Inácio). Quem sabe Dilma Roussef venha a nos redimir ainda este ano?

Fica só mais uma pergunta tocada pelo acento da agonia: É porque somos mineiros? Porque se for, mando  meu recado: Brasil não nos confunda, por favor. Somos mineiros, não menores.

Nenhum comentário: