quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Que tal aparecerem documentos?

Fiz esta pergunta anteriormente e, para variar, as instâncias públicas de João Monlevade cagaram e andaram para ela. Vacas sagradas? Não, simplesmente é assim que o Brasil acostumou-se a pensar com relação à cidadania. Somos todos incompetentes para tudo, menos para pagar os impostos e para tecer elogios em tempo integral.

Enquanto isso, a prestação de contas é uma quimera que nem nos livros de História tem lugar mais. A transparência é uma mula sem cabeça e só acredita nela quem é muito ingênuo. A novidade veio dar à praia, mas só metade era busto de uma deusa maia. O resto era rabo de baleia.

E as notícias, para desespero de tantos, não param jamais de circular, em tempo nenhum e não poupando ninguém. Um dia a vaca sagrada tem o tornozelo mordido e não consegue imaginar como deixou isso acontecer.

Paciência. Destino de vaca é matadouro. A diferença talvez esteja no bife sagrado que algumas acham que vão gerar. Por enquanto, fica o alerta solitário de Zé Ninguém: todo mundo tem seus Julian Assange trabalhando por aí, todo mundo tem os seus "leaks" e todo mundo vai ter que se entender com eles, mais cedo ou mais tarde. Eu recomendaria, para quem quer sobreviver, que fosse mais cedo.

Mas é claro que sou um Zé Ninguém. Por isso...

Nenhum comentário: