quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Teria, mas a 381 não deixa


Não há plantonista disponível na Polícia Técnica neste exato momento. A profissional que se deslocava para assumir o trabalho está - claaaaaro! - presa em uma retenção na BR 381 por causa - claaaaro! - de um gravíssimo acidente que matou uma família inteira, em São Gonçalo do Rio Abaixo.

Para os leitores exigentes, que poderiam perguntar o que estou fazendo na frente do computador, respondo: eu sou um ser humano como todos vocês. Não posso, não devo e não aceito cumprir jornadas de trabalho escravo. Do mesmo jeito que ninguém pode enriquecer ilicitamente, o Estado não tem o condão de enriquecer ilicitamente, obtendo de seus servidores trabalho excessivo e gratuito. Nem os Governos podem roubar de outro, extorquindo-lhe os recursos, sem ferir a legislação. E encerrei um plantão de 24 horas ininterruptas de trabalho as 8 da manhã. E daqui a no máximo uma hora estarei lá de novo na sede da Polícia Técnica, para realizar os serviço de escritórios e gestão do setor.

Chega a ser ridículo o quanto os governos brasileiros se importam com nossas vidas. O índice de preocupação é zero. O índice de retorno dos impostos que pagamos fica perto disso. O índice de respeito pela nossa identidade e dignidade de seres humanos é zero. O índice de imoralidade contra nossa cidadania é 100 por cento.

Depois, quando chega a hora de uma eleição qualquer, este bando de canalhas, de escroques e de vagabundos (com raríssimas exceções), vem apertar a mão e dar tapinha nas costas, pedindo referendo. Querem saber? Culpa nossa; nossa responsabilidade.

Quando os homens de bem não ocupam espaços na sociedade, os pilantras se esbaldam ocupando estes espaços. É assim que temos "funcionado" enquanto nação, nos últimos 511 anos. Eta povo tolo, o brasileiro (com raríssimas exceções) na hora de indicar novos administradores do que é nosso!

Esta rodovia virou um achincalhe há muito tempo. Ela é uma Loteria da Babilônia: o motorista consciente que resolve enfrentá-la (por necessidade ou por doideira mesmo) tem que apostar contra muitas coisas, se quiser chegar vivo aonde pretende:

- Obsolescência de traçado

- Inclinação invertida de curvas

- Estreitamento de pista, sem áreas de escape

- Ausência de barreira física isolando os sentidos de tráfego

- Excesso de grandes caminhões com comprimento acima de 20 metros

- Má conservação das margens, dificultando a visão

- Motoristas que são como nossos governos, completamente insensatos e alheios ao direito à vida

- E O MAIS TERRÍVEL DE TODOS OS PROBLEMAS, PARECE QUE AGORA SERÁ NORMAL ENTENDER PORQUE UMA FAMÍLIA INTEIRA NÃO CHEGA, DEPOIS DE TER AVISADO QUE ESTAVA A CAMINHO.

Se alguém acha normal que morram quase todo o dia pais, mães e filhos, com a desculpa de que o valor envolvido na reforma dessa merda é muito alto, este alguém precisa de internação psiquiátrica. Porque a menos de um mês os crápulas aumentaram os próprios salários em efeito cascata. Dentro de no máximo três anos, o valor gasto com eles já teria pago a reforma da BR 381. 

Porque nenhum deles propôs então aguardar três anos para se darem o gordo aumento de 62,5% nos salários? Eu concordaria de coração aberto em pagar, se a estrada estivesse pronta com esta verba que abriram mão por míseros três anos, já que eles não recebem salário de fome atualmente. Daria para esperar.

Mas esperar seria coisa de gente, com sentimentos humanos. Esta característica parece que abandonou o corpo político brasileiro há muito tempo. Crápulas, e nada mais do que isso. Com raríssimas (e cada vez mais raras) exceções.

2 comentários:

* MaLu SaLeS * disse...

Célio, concordo extremamente com todas as suas colocações. Texto fantástico que mostra a minha indignação com a situação dessa maldita 381. Essa é uma estrada que percorremos sem saber se chegaremos VIVOS ao nosso destino. E nesse nosso trecho (JM/BH), além das curvas acentuadas e pontes perigosas, ainda temos que contar com motoristas irresponsáveis e políticos desleixados.

CLÁU... disse...

Bom dia meu amigo Célio!
Sim ,mais uma vez você está coberto de razão!!Essa br 381 é uma vergonha nacional,tenho 3 filhos como você sabe,e estou nessa estrada toda santa semana indo para Monlevade.Sempre que saímos daqui de Barão ,te confesso que saímos da casa rezando,e vamos pelo caminho assim,sempre com o coração na boca,por medo ,imagine minhas crianças,como elas ficam quando vêem o jornal,as notícias de acidentes e já perguntam ''hoje não vamos,né?está interditada por causa de acidentes''.
Gente é um absurdo,não dá pra crer,toda vez que pegamos essa br ,se vê um acidente,é raro quando vamos e não têm acidente.Até parece que virou desenho animado de horror.Sabe,só vamos para monlevade ver nossa família,mas,confesso que tenho muito medo,de avisar que estamos indo e como disse você,não chegar em casa mais.Sabemos que corremos esse risco sempre,mas,o que fazer se tenhos nossos pais e irmãos aí,e queremos vê-los,nós preferimos ir do que deixar que eles venham,por causa da estrada.No início,quando mudamos pra cá,íamos menos ,hoje em dia por motivos de doença de minha mãe e sogra,temos que ir constantemente.Não temos opções,só peço ao Senhor Jesus,que olhe por nós e por nossas famílias inteiras.
Ah,se lembra no mês de outubro,um acidente perto do posto marfim,onde foi acidentado um montador de móveis da Ricardo Eletro?Pois é,era casado com minha irmã,deixou 7 filhos,ficou 10 dias em coma induzido no João 23,descansou dia 30.Quando minha irmã retornava da capital,para providenciar o velório,um caminhão,arrastou o veículo onde estavam 3 irmãos meus ,e uma sobrinha,Jesus foi tão misericordioso,que só o carro estragou ,menos mal.Foi logo ali no posto recreio.Quase fizemos velório para 5 da mesma família,Santo Deus,onde vamos parar desse jeito?
Desculpe pelo desabafo,precisamos fazer algo...Só não sei como!!!Cláu