sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Formadores de opinião


Volta e meia escuto que sou um deles. Peço licença para discordar, porque opinião se forma no íntimo e pessoal de cada indivíduo, de cada pessoa. Formadores de opinião, se houverem, são aqueles capazes de emitir uma opinião de consenso e de entendimento muito amplo. E eu não tenho essa capacidade.

Já vivi tempo bastante para aprender que, enquanto eu estiver agradando a alguém, vou desagradar a muitos outros. Se eu tentar agradar a muitos, é provável que eu desagrade a todos. Então, sou formador da minha opinião e só. Querendo ser prepotente, digo que posso ajudar as pessoas a pensar de um jeito mais lógico, mais racional e menos inflamado. Mas ninguém é capaz de pensar sem uma pitada de emoção, que é tempero da vida.

Por isso minha opinião sempre vai ser um doce para alguém, mas uma pimenta brava para outro alguém, na mesma hora e no mesmo espaço. Sou paciente e tenho humildade. Reconheço que minha cozinha é feita de muito tempero diferente e nem todo mundo tem o mesmo estômago.

Se eu puder formar meus dois filhos com seriedade e justiça, já estarei muito mais que satisfeito. Deixo aos mais capazes do que eu essa tarefa gigante e impossível de "formar" outras opiniões.

Nenhum comentário: