quarta-feira, 30 de março de 2011

No mesmo nível

Conheço duas entidades superiores que cuidaram de nivelar os homens neste planetinha doido. Samuel Colt e o câncer, não necessariamente nessa ordem. As duas entidades citadas são obsoletas para nos definir como seres pensantes. Mas servem à perfeição para nos definir como seres viventes. Até que atuem contra nós, é claro...

Colt nivelou os homens por cima. Antes dele, o mais forte fisicamente era o chefe incontestável de qualquer rincão. Bastava baixar o sarrafo em qualquer pobre-diabo que manifestasse alguma insatisfação com seus desígnios. Depois dele, o mais hábil pôde abrir espaço para diálogo, sempre que houvesse um mínimo de bom senso na cabeça do valentão.

Desde Colt, há muito mais diálogo no mundo. O que prova que somos ótimos em retórica e péssimos em democracia de igualdade. Viva o mundo que erguemos!

O câncer nivelou os homens por baixo, por cima, na lateral, em diagonal e no escambau. Mas não teve o condão de abrir espaços para o diálogo inteligente. O maior exemplo? Zé Alencar. Vamos passar ainda muito tempo discutindo se Zé Alencar aguentou uma guerra contra o câncer, por longos treze anos, por fibra moral ou por fibra de papel-moeda mesmo. Afinal, nem todos possuem os dólares que permitiram ao Guerreiro Zé aguentar tanto tempo.

Haverá quem diga que ricos morreram depressa e pobres levaram tempo, o que indicaria que o dinheiro não conta nestes casos. Haverá quem alegue que a boa ciência estatística não lida com as exceções, mas com as regras. Beleza.

Fico com a preguiça de intelecto: a única verdade absoluta é que frente ao câncer, todos os homens são iguais. Ultimamente, não estão se comportando como iguais nem perante a Deus. Logo, o câncer é maior que Deus, pelo menos no nosso caráter mesquinho e pobre. Pronto! Acabei de confirmar que posso usar sofismas já que conheço a mecânica deles.

Fico com Samuel Colt, porque posso escolher. Se tiver que ser o câncer, é ele quem me escolherá um dia. Então, não posso controlar.

Aviso aos navegantes? Estamos todos no mesmo nível. Porque escolhemos ou porque seremos escolhidos um dia. Amém.

2 comentários:

Anônimo disse...

Colocacao muito infeliz essa de dizer (pensar)que alguma coisa possa ser maior #ue DEUS, foi ELE que criou tudo,ate mesmo o cancer,você sabe que a a criacao nunca sera maior que o cridor,por isso descupe-se e peca perdao meu ver A meu ver seu criador!!!_

CÉLIO LIMA disse...

Querido leitor, o texto está de acordo com a ironia que eu usei. Trata-se de um sofisma, que é um raciocínio que parece correto, mas tem uma conclusão absurda e inadmissível.

Para quem possui fé, realmente não há nada maior que a Criação. Eu queria é chamar a atenção de todos para o fato de que as pessoas esquecem isso de vez em quando, e não deveriam esquecer nunca.

Agradeço a sua visita e o seu comentário.