quarta-feira, 16 de março de 2011

Os dez mais do Drops - Carros brasileiros

Aqui vamos. Cada carro (ou família, em alguns casos) está ranqueado da menor importância para a maior importância. Entre parênteses, uma das três categorias que eu escolhi e na qual o carro foi enquadrado. As categorias são: Desbravadores, Transformadores e Emblemáticos. 

Os DESBRAVADORES dispensam comentários: são aqueles que ajudaram a interiorizar o país, chegando aos lugares mais inóspitos quando não havia estradas asfaltadas em bom número.  Os TRANSFORMADORES mudaram nossa forma de entender o carro e seu universo interagindo conosco. E os EMBLEMÁTICOS são isso mesmo: aqueles que é difícil deixar de ver como os ícones de um segmento. 

Seja por relevância, seja por exotismo, seja por raridade. Vamos conferir? (Sugiro consulta mais aprofundada se você se interessar por algum deles...)

10.º - Romi-Isetta - (EMBLEMÁTICOS) - Nada tão estranho assim pode deixar de constar de uma lista dos dez mais, se o assunto for carro. A Romi Isetta foi fabricada no Brasil (ou pelo menos foi montada aqui) lá pelos idos dos anos 50. Entra no ranking pelo inusitado de suas formas, pela construção espartana, pela estranha porta de entrada frontal e pelo fato de ter apenas três rodas. Bota tosquice nisso! Mas é simpática e com o temp-o a gente aprende a gostar. Errata: A Romi Isetta possui quatro rodas, sendo o eixo traseiro de bitola muito menor que a do eixo eixo dianteiro. O que ocorre é que seu projeto original originou-se de uma fábrica de triciclos, levando este blogueiro a interpretar incorretamente a informação.



9.º - CG 125 - (TRANSFORMADORES) - Eu tenho que confessar: não gosto de CG. Mas é inegável que ela transformou a história do uso de motocicletas como meio de transporte no Brasil. Em todos os níveis, gerando até mesmo profissões novas através de seu uso (Motoboy, Motogirl, Mototáxi, etc...) Passa como sendo um carro, para efeito da lista, mesmo todo mundo sabendo que não é.



8.º - Chevrolet Opala (TRANSFORMADORES) - Primeiro veículo nacional a ser abraçado como transporte de bacanas, o Opala libertou-se deste destino pequeno e mudou a forma de enxergar os carros como apenas meio de transporte. O Opaleiro passou a designar um modo de vida, sem dúvida. Ainda enche os olhos e o coração quando o vejo nas ruas.



7.º - Mercedes OM 355 - (EMBLEMÁTICOS) - As posições deveriam estar trocadas? Talvez o 355 devesse ficar no lugar da CG, porque foi menos duradouro e menos produzido. Mesmo assim, vence de goleada no quesito democracia do transporte, porque carregou mais passageiros do que todas as CG´s do país poderão carregar ao longo da vida. E carregou gente que não podia pagar por um carro ou uma moto, o que o torna um benfeitor social mais eficaz que a CG. Ainda tem o fato de que o segmento de encarroçadoras de ônibus no Brasil é muito forte e concorrido, por isso seu design foi superado. Mas eu o acho muito bonito, ainda hoje. Para quem se interessa, a Irizar é a encarroçadora de ônibus mais chiquetosa do momento.



6.º - Mercedes Benz Of 1113 (DESBRAVADORES) - Ok, mais um politicamente correto. Não seria justo colocar só os carros de passeio. Como eu disse, só dez no ranking vai deixar muita gente boa de fora... Este senhor carregou, literalmente, o Brasil nas costas. Amem-no ou odeiem-no, mas não pode ser negada sua contribuição na montagem estrutural do nosso país. Um grande brasileiro sem dúvida alguma.




5.º - Família Rural e F-75 - (DESBRAVADORES) - Sem alarde, este dois foram ícones de novidade e de inovação em seu devido tempo. A F-75 ajudou muitos pequenos agricultores a escoar sua produção e, em tempos de chuva bicuda, a sair de casa ou a voltar para ela. Somente três anos depois de sua chegada, a GM lançou a C-14. Fico com a F-75 por achá-la mais bonita e por ser pioneira. A Rural vai junto como brinde: não carregava a produção, mas carregava a prole do agricultor com garbo e conforto, além da valentia. Lembrem-se; naquele tempo NÃO HAVIA SEQUER TELEVISÃO!




4.º - Gol - (EMBLEMÁTICOS/TRANSFORMADORES) - O sucessor do Fusca está na quinta geração e, em minha modesta opinião, superou o "vovô" com folgas. Porque ofereceu tudo o que o Fusca havia oferecido e muito mais. Não à toa é o carro brasileiro mais crossover de todos os tempos. O eleito para figurar aqui é o lendário Gol GTI quadrado, que representará toda a linha com sobras.



3.º - Toyota Bandeirante - (DESBRAVADORES) - Só quem já pilotou uma sabe o que é andar em um carro que surgiu para chegar aonde o Fusca não chegava. E também para desatolar fuscas, caminhões, ônibus e até tratores nos rincões do Brasil. A Bandeirante tem o dom de descadeirar qualquer motorista, de tão abrutalhada para o serviço, mas faz isso com eficiência e tenacidade. Também é incansável e quase indestrutível.



2.º - Maverick GT V8 - (EMBLEMÁTICOS) - Claro, tem gente que anda de Honda New Civic e está muito bem servida de automóvel. Mas a lista é sobre CARROS, que vão além do conceito. E o Mavecão foi o nosso representante mais genuíno da era de ouro dos Muscle e dos Pony Cars. Sou apaixonado ao ponto de ser confundido com um ladrão quando vejo um nas ruas, tamanha é minha babação e rodeio em volta dele. O Maveco é a maior prova de que Ford perdeu o rumo no Brasil. E que tem talento para recuperá-lo.



1.º - Fusca - (DESBRAVADORES/EMBLEMÁTICOS/TRANSFORMADORES) - Este cara não é o mais musculoso, nem o mais veloz, nem o mais classudo, nem o mais bruto, nem o mais possante e muito menos o mais bonito da lista. Mas nenhum dos outros vai fazer o papel dele junto da espécie humana. Simplesmente foi para o mundo o que o Ford T foi para a América, e foi muito além do Ford T. Fez o trabalho de cada um dos outros nove concorrentes, do seu jeito e com suas capacidades. E fez uma coisinha a mais: gravou seu nome na História da Humanidade.



As imagens foram coletadas na Internet, sem qualquer intenção ilícita, apenas com o intuito de informar e de entreter. Se o legítimo dono de alguma das mesmas solicitar, serão imediatamente retiradas (embora eu peça a autorização de uso, por paixão genuína pelo assunto)




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