sexta-feira, 25 de março de 2011

Semafóros

São instrumentos delicados e exigem manutenção constante. Exigem também estratégias de colocação que impliquem em redundância (ou seja, devem ser instalados em pares. Assim um funcionará quando o outro precisar de manutenção. Isso sem contar outras estratégias de uso eficiente).

No último dia 21, um acidente de trânsito chamou minha atenção para o quanto de amadorismo está ocorrendo na matéria, aqui em João Monlevade. Ocorreu no Bairro de Lourdes e só ocorreu por falha do semáforo ali instalado.

Como não haverá incidência criminal na discussão do acidente, ficando o mesmo apenas na esfera cível das indenizações, não estou quebrando a ética de minha atuação como Perito Criminal e de Trânsito na cidade. Caso acionem o Poder Público judicialmente, os condutores serão ressarcidos de seus prejuízos financeiros, que não foram pequenos.

É bom o Settran se profissionalizar e rápido. Com o grande aumento do número de veículos circulando, mais cedo ou mais tarde os motoristas vão procurar ajuda especializada e aí, não vai haver cofre que aguente pagar por todos os estragos causados. O Código de Trânsito Brasileiro, como todos os demais no mundo, preconiza que o Poder Público é responsável pela sinalização e conservação das vias, respondendo por todos os prejuízos que possam advir de sua inércia quanto a essas responsabilidades.

Um comentário:

Pedro Paulo disse...

Célio,

O acidente não foi por falta de aviso, moro no Bairro de Lourdes e eu mesmo enviei diversos emails para o blog do Marcelo Melo, para que fossem tomadas medidas urgentes. Cheguei a liguei para Setran e nada.
Inclusive no último encontro de blogueiros realizado no Caça e Pesca em Janeiro, fiz um questionamento ao Vice-Prefeito Wilson Bastieri sobre aquele semáforo e a reposta que obtive foi totalmente superficial, e só falta colocar um técnico fultime, porque aquele semáforo não presta.

E pode ter certeza, novos acidentes irão acontecer.


SDS

Pedro Paulo Gomes Costa