sexta-feira, 18 de março de 2011

A síndrome do Argentino

Existe uma piada nacional que prega o preconceito contra o orgulho dos argentinos. A máxima desta piada diz que o melhor investimento do mundo é comprar um argentino pelo preço que ele vale e, logo em seguida, vender pelo preço que ele acha que vale.

Estou convicto de que há brasileiros muito piores. A síndrome do vagalume (a do cara que acha que a luz do mundo está na sua própria bunda) está se espalhando como uma praga de gafanhotos. Gente, muita calma nessa hora. Ego é fundamental como construto da personalidade de um homem. Mas não é tudo.

A personalidade é como o Direito. Deve possuir freios e contrapesos, ou esmagará seu dono juntamente com as eventuais vítimas do seu ego superdimensionado. O universo só tem um umbigo, e não está na barriga de um ser humano do planeta Terra.

Humildade não é apenas se diminuir artificialmente, para parecer pequeno. Humildade é saber-se homem pelo tamanho real, pelas suas realizações grandiosas e mesquinhas, pelo aprendizado. Um homem que cresceu a partir do nada não deve ter saudades nem vergonha, mas alimentar o ódio irrestrito porque nasceu do nada irá torná-lo irrelevante como o nada de onde veio.

E um homem que caminha em círculos, retornando ao nada, pode ter o Ego inflado como um balão de ar quente. Mas será julgado como um tolo, do mesmo jeito.

Nenhum comentário: