terça-feira, 19 de abril de 2011

As regras do jogo

Gente, insultar-me com virulência não fará qualquer diferença positiva para a cidade. Faz bem dar uma boa olhada no perfil de apresentação, nessas horas. Eu sou ninguém. Não faço diferença sensível. E não decido caminhos, eu só sigo as placas indicativas.

O jogo político tem regras. É natural que as pessoas comecem a jogar primeiro e ler as regras depois. Somos brasileiros, afinal, um dos poucos povos que liga o aparelho para só depois ler o manual de instruções. Dentro do jogo, concordar e discordar são fundamentais para que o benefício seja mensurável. Uma ditadura, seja ela azul ou vermelha, é sempre maléfica porque não pressupõe a escolha livre.

João Monlevade possui poucas pessoas que aceitam as regras do jogo político quando estas são adversas. Enquanto as regras são favoráveis, todos querem jogar. O maior prejuízo dessa filosofia de vida é que homens devem passar pela forja da adversidade, para mostrarem o seu real valor. Mar calmo não produz bons marinheiros.

Assim, mesmo que todos tenham a liberdade de continuar me insultando, isso não fará diferença para o destino da cidade. O que faço é respeitar as regras do jogo, onde o crítico do sistema é criticado pelo sistema. Aceito as críticas com naturalidade e humildade. Mas enquanto isso vou cobrar de quem faz diferença, que aceite as críticas com naturalidade e humildade. Mesmo que não concorde com elas, porque isso também faz parte das regras do jogo.

E a regra do anonimato é que me impede de publicar as críticas e insultos atuais. Em primeiro lugar, eu não insulto. Em segundo lugar, eu assino. Por fim, eu assumo as consequências. Eliminar uma dessas variáveis é mais do que querer regras camaradas para jogar. É querer tutela para a covardia e para a canalhice, coisa que não tenho a menor possibilidade de oferecer a ninguém.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vc é bom demais!!!! Dá gosto ler suas postagens. Sabe ser sutil e certeiro. E mais: sem ofender. Isso é qualidade para poucos.

Teotino (não precisa do sobrenome, pq só tem eu.. rss)