sexta-feira, 15 de abril de 2011

Diferenciada e acima da média

É assim que vejo a Administração Municipal 2009/2012, que de alguma forma levou um pouco de meu sangue e de meu suor para existir. João Monlevade não me deve mais nada e eu devo a João Monlevade uma tonelada de pecados a expiar.

Tudo bem. Aquele que nunca foi ludibriado que atire a primeira pedra. Se for pequena, agradeço.

Vamos às constatações: esta administração é diferenciada porque ela não tem a menor ideia de porque vingou no processo eleitoral. E porque não possui a menor ideia de como ir para algum lugar, numa caminhada que seja produtiva e útil.

Os servidores de máquina, ou seja, os efetivos, estão lutando a ferro e fogo para realizar o seu trabalho com qualidade. Os servidores políticos - comissionados - , estão em sua maioria lutando a ferro e fogo para correr ao banco na última Sexta-feira de cada mês e salvar o soldo, antes que quebre tudo de uma vez. Alguns poucos comissionados estão vestindo a camisa e desenvolvendo um bom papel, mas é questão de tempo para serem rifados.

Alguns assessores estão escancaradamente construindo suas candidaturas para o ano que vem, enquanto descem o porrete no comando administrativo. Já o comando administrativo, até agora, não construiu uma única candidatura viável que sustente o projeto político a longo prazo. Ainda bem.

Hein? Porque não uso o termo "governo"? Ué, porque sou muito simples com minhas conclusões. Não há governo instalado em João Monlevade. Existe um comando administrativo dualitário e hermético, irascível e vingativo, ingênuo e trapalhão. Este comando demonstra apenas duas habilidades incontestáveis e inatas, a saber:

- Uma incrível capacidade de aglutinar inteligências e saberes a seu redor, o que lhe garante o reconhecimento da capacidade de sedução e de carisma, independendo de outros fatores.

- Uma inacreditável compulsão de apunhalar, desconstruir, abandonar e ignorar essas inteligências e saberes ao longo de sua existência curta. Claro que tudo isso se aplica também aos pensadores dissonantes, que teimam em não ver o "maravilhoso mundo de Oz" em que João Monlevade se transformou até aqui.

Não gosto de ver o Drops como espaço de humor. Mas de vez em quando essa capacidade aflora e eu sou humano, não consigo resistir. Vai uma pérola:

"João Monlevade mudou para Melhor". Peço ajuda aos monlevadenses. Já pesquisei onde foi possível e não consegui achar onde fica Melhor. E preciso saber disso porque quero visitar João Monlevade; a saudade está grande e doída no peito.

A outra pérola é que, se algum monlevadense quer ver uma simulação de administração estratégica funcionando, deve esquecer os endereços formais. Recomendo dois endereços infalíveis para obter alguma prestação efetiva de serviços essenciais. O primeiro deles fica, atualmente, na Av. Rodrigues Alves, 78 - Bairro República.

O segundo deles, atualmente, fica na Av. Getúlio Vargas, 2730 - 2.º andar - Bairro Belmonte. Nestes dois endereços, qualquer demanda social mais urgente tem maior chance de obter atendimento ágil por parte do - vá lá - "governo".

Nos outros endereços formais, o cidadão obterá é serviço administrativo feito a unhas e dentes pelos servidores mais dedicados - que graças a Deus ainda são maioria - porque estes estão lutando bravamente contra a maré.

Esta administração é diferenciada porque ela não sabe quanto tem em caixa. Sabe-se que o valor é negativo, mas ninguém informa o quanto. Sabe-se que o município está em sérias dificuldades financeiras, mas ninguém informa de que jeito estão ocorrendo ajustes. se é que estão ocorrendo, claro. Oremos. E paguemos o IPTU bombado que nos chegou às mãos, para salvar o caixa. Fiz minha parte é já paguei sem reclamar.

É diferenciada porque, pela primeira vez em minha vida, observei um padre substituir o brasão do município em um canal oficial de informação. Digo com conhecimento de causa porque acompanho o twitter da Prefeitura. Pode não ser um canal tradicional de comunicação, mas continua sendo oficial e digno de receber respeitabilidade em sua existência.

Portanto, esperemos o Padre Fábio de Melo chegar à Monlevade para encaminhar nossas demandas de cidadania. Talvez ele resolva algumas. Terá caráter oficial para isso, sem dúvidas.

Sem qualquer outra explicação, digo que se meu nome inepto estivesse à frente da Assessoria de Comunicação da Prefeitura eu jamais autorizaria tal manobra. Porque arriscaria todo o bom nome do setor numa empreitada que renderia muitos frutos, e poucos deles positivos.

Esta administração é diferenciada porque, se não administra com sobriedade e não se estabelece como governo, por não possuir estrutura base de política, o que ela realmente faz ninguém sabe. Porque administrar não é tão complexo, já que a máquina funciona por inércia de movimentos anteriores. Sem contar que para apenas mantê-la funcionando a quebradeira é geral.

Uma análise profunda demandaria um livro. Por isso, vou parar por aqui quanto à administração diferenciada, definindo-a como um dinossauro. Com um cérebro político tão pequeno, perder pedaços importantes de seu corpo só é percebido tarde demais.

Depois deste pequeno rosário, é justo apresentá-la como acima da média? É. Se fosse abaixo da média, estaria sendo colocada em xeque por movimentação popular e política, provavelmente culminando em processo de impeachment por inanição absoluta de seus integrantes de cúpula.

Há uma cúpula de administração na Prefeitura. É a ela que deverão ser dirigidas as cobranças que a História demandará, muito em breve.

P.S - Não falarei sobre a atração magnética pela mentira, pelo engodo, pela tapeação e pela traição de aliados e adversários políticos de qualquer natureza. Aí seria chutar o cachorro deitado. Sou duro, mas não sou covarde.


Um comentário:

Manthis disse...

Célio, meu caro!
Excelente reflexão. Temos realmente serviços bem prestados (por exemplo, o pessoal que trabalha ardorosamente no centro de saúde da Vila Tanque, referência regional no tratamento às DST´s, que que está literalmente sendo deixado de lado, mas eles estão lá, fazendo um excelente trabalho), e temos, por outro lado, uma grande quantidade de tiros sendo disparados a esmo, que não atingem qualquer resultado.
Como monlevadense de sangue e coração, espero que tenhamos dias melhores.
Não podemos, claro, perder a fé em dias melhores. Eles virão.
E vamos subindo a montanha. Sempre!