segunda-feira, 11 de abril de 2011

IPTU já pago, conforme dito


(Clique na imagem para ampliar)

Pronto, cumpri com o prometido. Se a classe política em João Monlevade adotar o mesmo comportamento, teremos uma cidade menos caótica para viver. Aproveitei o ensejo para dar uma olhada no CEJM - Setor de reclamações do IPTU - e não vi nada muito absurdo. Umas 22 pessoas por volta das 13h30 esperavam para ser atendidas. 

Pode ser que o movimento fique pequeno, pode ser que aumente de forma exponencial, pode ser até que se reduza ao longo do mês de Abril. Não saberemos, porque o Poder Público é bem alérgico à transparência de seus atos. Uma pena...

Bom, deixando claro que incentivo o pagamento do imposto (vide fotografia), incentivo também que as pessoas discutam muito abertamente, caso venham a comprometer sua renda mensal com o pagamento de valores tão díspares em relação ao ano passado. Como eu afirmei, 50%, 70%, 100% de reajuste em qualquer conta a pagar causa impacto negativo nas finanças de qualquer um.

Estes índices refletem tão somente a incrível capacidade da Administração Municipal em fazer lambança  com as contas públicas a seu encargo. O dinheiro novo não vai representar qualquer alívio no caixa - deficitário - se encontrar as mesmas mentalidades velhas que o dilapídaram desde Janeiro de 2009.

O que podemos fazer é pagar os nossos tributos e torcer. principalmente por uma nova visão administrativa e cidadã, sobre como lidar com o Patrimônio e com o bolso do povo. Seria terrível eu fazer piadas chulas sobre o programa Passando a Limpo, considerando o Bolso da Gente como principal alvo do programa. Já pensaram nos nossos bolsos limpinhos, limpinhos?



2 comentários:

Guilherme Assis disse...

Paguei ano passado IPTU no valor de R$61. Esse ano o valor foi de R$198. Tudo certo. Ampliamos a nossa casa. E só de saber que o valor que vou pagar será usado em prol da cidade e não desviado é mais tranquilo.

CÉLIO LIMA disse...

Hmmm, Guilherme, a alíquota cresceu mais de 300% em relação ao ano passado.

Sua família deve ter feito muitas ampliações no imóvel, com certeza.

Provavelmente muitas outras famílias em João Monlevade fizeram tais aumentos.

O que quero lembrar é que muita sensibilidade política é necessária para cobrar estas diferenças, de uma só vez, de quem talvez não tenha toda a capacidade contributiva que sua família e a minha possuem.

P.S - Vou evitar a polêmica sobre os destinos dos dinheiros. Você é jovem e aguenta a polêmica, eu não, rsrsrs.

Grande abraço.