quinta-feira, 28 de abril de 2011

Otimismo e muita fé

Estive lendo por uma meia dúzia de vezes a entrevista concedida pelo Prefeito Gustavo Prandini à revista DeFato (Edição 220 - Abril de 2011 - Págs. 66 e 67). Inacreditável é o único termo que me vem à cabeça para definir o ogro que se vislumbra por ali. Como existem direitos autorais envolvidos, uma vez citada a fonte eu retirarei apenas pequenos trechos para analisar.

...Concluímos que já cumprimos quase 50% do plano.(...) há itens que, obviamente, não serão cumpridos porque foram avaliados tecnicamente como inviáveis(...)"

Trata-se de explicação sobre o Plano de Governo do então candidato Gustavo Prandini. Vejamos: Concluir que se cumpriu quase 50% do prometido é direito de qualquer um. Afirmar que se concluiu é que é complicado. Já se afirmou, antes, que houve este alcance de conclusão do Plano de Governo, o que é tão verdadeiro como afirmar que a Terra tem formato de triângulo.

Refresco a memória do Prefeito: Não, não se concluiu quase 50% do Plano de Governo efetivamente apresentado à sociedade civil de João Monlevade. A menos que ninguém saiba qual era o Plano de Governo real, o que é outra prática recorrente desta Administração. Quase ninguém toma conhecimento do que é real e do que é engodo para a sociedade e até para os aliados.

Daí que é impossível não se engasgar com a próxima afirmação. A de que, no Plano de Governo, há itens que OBVIAMENTE (grifei) não serão cumpridos porque foram considerados inviáveis.

1 - se foram considerados inviáveis DEPOIS da posse, evidencia-se que a elaboração do plano de governo (com tudo minúsculo) foi feita por gente embriagada ou demente de alguma forma. Tenho medo de arriscar um palpite, neste caso.

2 - se foram considerados inviáveis ANTES da posse, isso significa que o plano de governo era uma farsa, uma pantomima, um embuste. Grande demonstração de respeito e de compromisso social com a cidade, hein? 

Como ficamos? Se marcarmos a opção 1, teremos despreparo, arrogância, incompetência, falta de pesquisa e de aprimoramento como motores da campanha de Gustavo Prandini à Prefeitura de João Monlevade. 

Se marcarmos a opção 2, emerge o fato de que se mentiu descaradamente para todos os aliados e parceiros, porque ninguém em saúde mental perfeita iria endossar uma aberração tal como a de enganar e ludibriar o cidadão monlevadense, com promessas inexecutáveis. Uma coisa é sonhar com algo realizável, outra é saber que o sonho é irrealizável e mesmo assim convidar a sociedade inteira para partilhar dele.

Com a experiência que adquiri, cravo a opção 1, porque é menos danosa para o caráter das pessoas envolvidas na criação do plano de governo. Com a realidade que vivo desde 2009, cravo também a opção 2, porque nunca tinha visto uma tendência tão gananciosa pela mentira, pela omissão de fatos, pela ocultação da realidade e pelo isolamento das circunstâncias como observei nestes 27 meses de efetiva gestão temerária do município.

O título da matéria já diz tudo: é necessária uma dose cavalar de fé para que a geringonça governamental decole. Aquele plano de governo falso e mentiroso já era prenúncio de um universo muito obscuro, nos caminhos de João Monlevade. O otimismo ajuda, mas não aos céticos de plantão. Se a cidade um dia mudar para melhor, será como diz - na mesma entrevista e em outro contexto - Gustavo Prandini:

"...mas ainda não temos data definida".

Eu tenho. Certeiramente, será após o fim do ciclo de besteirol desta Administração.

Mais tarde abordarei outros pontos da entrevista. Vou ler outra meia dúzia de vezes para não ser injusto...

Um comentário:

Anônimo disse...

Como ja havia dito antes,acho você um cara muito culto e coerente no que diz,e certamente no que faz. Nao te conheco pessoalmente mas repito aqui que achei muito bom que você tenha se dado conta de que uma pessoa do seu calibre nao poderia apoiar esses(todos)despreparados que desaministram nossa pobre(coitada) cidade,enfim acordastes,agora todos nos sabemos,q nossa monle so voltara a ser bem dirigida,o dia que ela cair nas maos de qualquer outra administracao e seria maravilhoso se Deus permitisse que esse rapaz chamado Lucien topasse pelo menos se canditatar na proxima eleicao,seria exelente para nossa cidade,você ja teve a a oportunidade de conhece-lo? Você gosta de pessoas do tipo dele,pergunte a a sr domingos do catuni saos conterraneos.abracos e parabéns, Zeze.