segunda-feira, 25 de abril de 2011

Piada de mau gosto?

XV - é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;


Agora, a pergunta para os estudiosos do Direito: este princípio é universal? Porque eu entendo que se não há ponte para locomover-me com meu veículo (que é taxado com IPVA), a responsabilidade de ressarcir meu prejuízo de cidadania existe.

Entendo que, se tenho que pagar pedágios para exercer este direito, ele não é universal nem social.

Enfim, entendo que já pago a mais alta carga de impostos do mundo. De que me adianta, então, um moderno dispositivo constitucional se ele é atropelado a qualquer hora que meus maus governos queiram?

Deus nos ajude. Estamos incapazes de fazer isso por nós mesmos.

Nenhum comentário: