quinta-feira, 21 de abril de 2011

Recordar é viver

AQUI NO DROPS EM 09/12/2009




"Quem me lê tende a acreditar que eu só vejo desgraças pelo caminho. Grande engano. Vejo que poderíamos inovar realmente, mas repetimos fórmulas consagradas com medo de errar.


Uma pena. O erro ocorre indistintamente, mesmo quando se aplicam fórmulas consagradas na gestão pública. Aliás, talvez seja esta a fonte do erro maior.

Gastar pouco, gastar muito, gastar quando? Ora, a pergunta principal deveria ser "gastar bem ou mal"? Porque quem gasta bem não se arrepende. Recursos, não importa quais sejam, possuem custo-benefício. Em administração mais direta, se o seu investimento gera lucro, faça-o. Se não gera lucro (seja econômico ou social) deixe de lado.

O maior mérito que o Prefeito Gustavo Prandini pode obter é não gerar faturas para o futuro. E gerar a maior quantidade possível de lucro para a cidade. Neste ponto, bato novamente numa tecla gasta pela ponta dos dedos: João Monlevade se ressente não de seus políticos, mas de suas respectivas equipes.



Como as razões de assessorar quase sempre se pautaram pelo "bico" e pela sinecura, tantos prefeitos afundaram a cara como maus gestores. Existe alguma razão neste fato, porque escolheram mal suas equipes.

É hora de repensar este círculo vicioso. Para além da assessoria política, deve haver uma boa equipe técnica. Para haver uma boa equipe técnica, é necessário haver boa remuneração e muita, muita cobrança de resultados práticos e efetivos. Ou alguém imagina que outros motivos haveriam, por exemplo, para justificar o pouco interesse de médicos pela função pública?

A construção de qualquer futuro depende do trabalho que se realiza no presente. Um trabalho medíocre resulta em um futuro igual. Mas a conta fecha do mesmo jeito, para um trabalho pensado, planejado e executado com excelência.

Agenda Oculta? Absolutamente nada sobrevive ao crivo das causas, resultados e consequências. O maior desafio é que as consequências sejam benéficas para os herdeiros de nossa atuação agora. Porque se forem maléficas, nossa tendência em individualizar ações estará sempre lá. Para arrasar a reputação de prefeitos, porque ninguém se lembra das equipes."


Nenhum comentário: