segunda-feira, 30 de maio de 2011

Educação x Estagnação

Não adianta reclamar. Ou se tem uma ou se fica com a outra. As duas ao mesmo tempo são incompatíveis, graças a Deus. Depois do Presidente que se orgulhava de ser apenas torneiro mecânico e odiava ler, agora livros didáticos que pregam o "ódio intelectual". O Brasil assusta quando não está impressionando.

Lembretes? O Presidente era tão bom torneiro mecânico que perdeu uma parte do dedo na carreira. Provavelmente porque não quis ler uma instrução básica de operação. E a leitura e escritas fomais são apenas o primeiro passo - mas fundamental - para a formação de um intelecto questionador. Ler e escrever corretamente não fará de nenhum cidadão um gênio. Eu concordo.

Mas evitará que milhares de cidadãos tomem falsos gênios em conta de pessoas que devessem ser ouvidas. Educação é o único caminho possível para a liberdade.

E o único antídoto que conheço contra a ignorância e o atraso.

Um comentário:

Paulo Reis disse...

Célio, a Educação evita que você seja massa de manobra, coisa que esse governo que quer se perpetuar no poder não pode permitir. O interessante é que não vi um professor de Monlevade comentar até agora. Parece que eles são iguais ao torneiro mecânico: não gostam de ler.