sábado, 7 de maio de 2011

Guarda de Trânsito também!

Estava voltando da BR 381 ontem à noite - infelizmente mais uma família dizimada. (Anônimo antigo, comemorei com fogos de artifício viu? Não fiquei reclamando da minha maldita sorte... Anônimo recente, eu trabalho também, viu? É que eu sou feito de carne e osso e tenho folgas como os outros trabalhadores, me desculpe por esta falha de caráter... E não estou reclamando!)

Na esquina do Centro Educacional vi alguns carros tentando dar marcha a ré pela Wilson Alvarenga, para pegar a Rua Duque de Caxias e prosseguir através da Linha Azul. Com certeza alguma coisa ruim tinha acontecido. Esperando o pior, parei a viatura no semáforo, já atravessada na Avenida e com as luzes de emergência ligadas, para auxiliar no que fosse possível.

Graças a Deus não era nada de muito grave, apenas bem inconveniente. Um ônibus da Enscon tinha quebrado no meio da Wilson Alvarenga, lá na esquina com a Rua Cerâmica, e o trânsito tinha sido bloqueado. Conversei com o motorista e ele me disse que não havia jeito de sair dali num prazo curto.

Bom, ser guarda de trânsito nunca foi meu sonho de vida, mas deixar as pessoas travadas na avenida por 40, 50 minutos também não era nada legal. O jeito era improvisar e tentar gerar um pouco de fluidez no trânsito do jeito que desse.

Graças a Deus muitos motoristas colaboraram bastante. Foi possível desviar o trânsito totalmente para a Linha Azul, permitir que os carros já travados retornassem de marcha a ré pela Wilson Alvarenga para pegar o desvio (incluindo aí outro ônibus da Enscon mesmo), impedir que outros ônibus e caminhões seguissem para o ponto de retenção e ainda liberar espaço para que carros pequenos passassem ao lado do ônibus avariado.

Consegui ligar para a PM e para o Settran, mas entendo que numa Sexta-Feira à noite não é fácil ter os profissionais capacitados em número suficiente para cobrir as demandas. O povo teve que se virar com um profissional incapacitado mesmo. Ainda bem que o espírito de todos estava bem desarmado e tranquilo, e não houve problema algum até que a turma de mecânica da Enscon conseguiu resolver o problema e foi possível liberar totalmente a Wilson Alvarenga de novo.

Parabenizo a todos os motoristas que tiveram um grande espírito de solidariedade naquela hora e naquele lugar. Com a ajuda da população, a vida em sociedade fica muito menos complicada. Graças a todos vocês, muita gente conseguiu evitar um grande atraso no retorno para casa. Obrigado!

P.S - Fiquem tranquilos, não pretendo seguir carreira na função. Mesmo sendo muito menos dolorida do que aquela que exerço, ninguém está correndo o risco de ter um guarda de trânsito trapalhão em João Monlevade. Vou continuar levando o arroz com feijão para casa através da Perícia Criminal, mesmo.

Um comentário:

Pedro Paulo disse...

Célio,

O Marcelo Melo sempre aborda o comportamento de alguns guardas de trânsito, e, concordo que, o fato deles trabalharem em grupo de 02 ou 03 acaba por prejudicar a eficiência da fiscalização.

Conversando em off com algumas pessoas, fiquei sabendo que, estes profissionais do trânsito são cerceados na abordagem de irregularidades por algumas pessoas ditas influentes na cidade.
Aqueles que dizem "Você me conhece, sabe quem Eu sou".

Talvez por isso existam tão poucos profissionais do trânsito, e os poucos que ainda dispõe a trabalhar estão com receio de retaliações.

Sinceramente, gostaria muito de ver a classe destes fiscais mais ativos em suas funções, principalmente com este trânsito caótico de Monlevade.