segunda-feira, 16 de maio de 2011

Reforma de nós mesmos

Vem aí uma "nova" reforma política no Brasil. Talvez a undécima que eu tenha conhecimento e nem sou tão velho. Querem saber? Acho que passou da hora de Termos uma Lei de Responsabilidade Social valendo. Com todos os aspectos técnicos e práticos que fariam a atividade política ser menos desprezada pelas pessoas.

Chega a ser absurdo. Os poucos políticos reais que temos são ovelhas perdidas no rebanho de maldades que assola o país. A maioria só quer mesmo se perpetuar na ruindade. Nem cogito a perpetuação pelo mérito, porque essa seria uma realidade promissora para todos nós. Mesmo assim, só se fosse limitada por mecanismos democráticos de interrupção, claramente postos. Como o parlamentarismo já viveu alguns destes momentos, eles são possíveis de ocorrer, enquanto a população estiver beneficiada.

Mas no nosso sistema estranho de eleger representantes, a limitação dos mandatos seria um ótima medida. Uma reeleição e pronto, a contribuição social estaria completada. Se em oito anos alguém não prova a que veio, não o fará em vinte. É assim que funciona no mundo prático.

E olha que estamos lotados de exemplos do quanto alguém é capaz de provar a que veio em vinte anos de participação política: a polícia que o diga, pois não consegue por a mão em quase nenhum deles...

Ou nos reformamos enquanto povo, ou as outras reformas ficarão na eterna promessa.

Nenhum comentário: