quinta-feira, 5 de maio de 2011

Três identidades?

O fato é verídico, no Hiper. Na hora de pagar a compra com o cartão de crédito, a menina do caixa me pede a Carteira de Identidade. Ótima medida porque traz maior segurança nas transações comerciais.

Mas há dias em que a cabeça da gente está em "n" lugares, menos no lugar certo. Sem nem perceber, vou perguntando mentalmente: qual das três identidades eu vou usar?

Pelo olhar meio atemorizado da operadora de caixa, percebo que verbalizei o pensamento. O estrago está feito e só me resta explicar para ela, com muito cuidado, que possuo mesmo três carteiras de identidade, todas elas documentos legítimos e válidos em todo território nacional.

Passo para as mãos dela a carteira de Identidade Civil (a verdinha), a Carteira de Identidade Policial Civil do Estado de Minas gerais (a marrom) e a Carteira do Ministério da Educação - Identidade do Professor de Línguas Portuguesa e Inglesas e suas Literaturas - I e II Graus (a branquinha).

Mesmo demorando um pouquinho para desfazer a impressão de que sou um estelionatário perigoso, utilizando algum documento roubado, tudo termina em relativa paz. Apenas um comentário muito lúcido da parte dela e com o qual concordo totalmente: "Porque só o Brasil é bagunçado desse jeito? Não era mais fácil juntar estes documentos num só?"

Que Deus acelere o processo de implantação do RIC - a unificação nacional dos registros de identidade, com a possibilidade de concentrarmos os documentos em um só. Já faz falta para muitas pessoas essa unificação.

Claro, também é possível manter a boca fechada diante do caixa de supermercado. Vou tentar isso em primeiro lugar.

Nenhum comentário: