sexta-feira, 6 de maio de 2011

Valores absolutos e valores relativos

Ontem, João Monlevade recebeu 5 milhões em financiamento para promover os serviços corretivos de pavimentação do município. Essa é uma daquelas notícias ótimas, que deve ser comemorada com todos os fogos de artifício possíveis. Todos se beneficiam de uma iniciativa deste porte. E o que beneficia a cidade como um todo deve ser comemorado por todos, não é mesmo?

Sim. Considerando os valores absolutos, o fato deve ser comemorado por nós todos com muita efusividade.

Em valores relativos, fica uma dívida para ser paga até o longínquo ano de 2025. Sim, é isso mesmo que você leu: 2025. Em valores relativos, significa que os próximos quatro Prefeitos que o município eleger deverão ter em seus programas de governo a seguinte diretriz:

"- Realizar uma gestão austera e responsável, otimizando a utilização de recursos para pagar numerosos compromissos financeiros assumidos anteriormente em nome do município."

Espera-se que os próximos quatro Prefeitos que o município eleger levem a sério seus programas de governo, claro. Senão a dívida vai ficando para a posteridade.

Em valores absolutos o Bairro Jacuí, o Tietê, o Centro Industrial, o Cidade Nova, o Baú, o Santo Hipólito, Tanquinhos I e II, e muitos outros serão recuperados em suas pavimentações. Ou terão algumas vias públicas pavimentadas, gerando bem estar social em grande volume.

Em valores relativos o Secretário de Obras Djalma Bastos vai pavimentar uma sólida alavanca eleitoral própria. E defendo que alavancas eleitorais são parte do jogo, contanto que a população seja beneficiada, também, por elas.

Em valores absolutos João Monlevade terá 5 milhões de reais a mais, para trabalhar em benefício de toda a cidade. Isso é inegavelmente bom.

Em valores relativos João Monlevade adquiriu uma dívida de 500 mil reais em contrapartida, que ninguém sabe se a Prefeitura terá como honrar sem o sacrifício de outros programas e ações importantes.

Em valores absolutos, é uma bola dentro do Governo Municipal. Aplaudo e torço para que a austeridade, a celeridade, a generosidade com os mais vulneráveis, a transparência no gasto da verba e a gratidão governamental sejam privilegiadas.

Em valores relativos, João Monlevade deveria saber a quem agradecer nesta hora. Alexandre Silveira, José Santana/Bernardo Santana, Dorinha Machado e seu grupo político superior, Mauri Torres e seu grupo político superior, o Partido dos Trabalhadores em escala regional, o Partido Verde? 

Dinheiro público não flui sem a necessária movimentação intensa e coordenada localmente. Em valores relativos, temo que jamais saibamos na plenitude a quem agradecer por esta iniciativa de grande repercussão política.

Absoluto é o dinheiro que virá. Relativos serão os sacrifícios e os sacrificados para pagá-lo, em longos quinze anos. Comprometo-me com as duas instâncias, a absoluta e a relativa, porque sou cidadão de uma João Monlevade que é absoluta e relativa.

Nenhum comentário: